26/6/2012 - Ribeirão Preto - SP

Academias ao Ar Livre beneficiam mais de 95 mil habitantes

da assessoria de imprensa da Prefeitura de Ribeirão Preto

As academias, inauguradas no sábado, foram instaladas nas regiões Norte, Oeste e Central 

Beneficiando 50 bairros e mais de 95 mil habitantes, nas regiões Norte, Oeste e Central, mais cinco Academias ao Ar Livre foram inauguradas no último sábado, 23 de junho, pela Prefeitura de Ribeirão Preto.

As academias inauguradas são Tancredo Neves no Simioni, na avenida Magid Simão Trade com a rua Wilquem Manoel Neves; Avelino Alves Palma, na rua Jarbas Martins Vianna / Arthur de Jesus Campos / José Benedito da Silva; no Tanquinho no quadrilátero Romano Coró / Alcina Arantes Nogueira / Valentim João Moretti / Inácio Salomão; Praça Coração de Maria na Vila Tibério no quadrilátero rua Coronel Luiz da Cunha / rua Rodrigues Alves / rua Martinico Prado / rua Conselheiro Dantas e Praça Sete de Setembro no Centro entre as ruas Floriano Peixoto / Lafaiete / Sete de Setembro / Florêncio de Abreu.

As cinco academias foram reivindicadas pela população no Programa Governo nos Bairros 2011, seguindo modelo do projeto apresentado pelo vereador Marcelo Palinkas que consiste na instalação em parques e praças públicas de equipamentos de ginástica e de lazer. A realização é da Prefeitura de Ribeirão Preto, por intermédio das secretarias da Casa Civil, de Infraestrutura e de Esportes.

Foram instalados 10 equipamentos em cada praça, sendo surf, esqui, simulador de cavalgada, remada sentada, rotação dupla diagonal, rotação vertical, alongador, pressão de pernas, multi exercitador e simulador de caminhada.

A prefeita de Ribeirão Preto, Dárcy Vera, entregou as cinco academias à população e ressaltou a importância dos equipamentos instalados nas praças. “Esse projeto é maravilhoso porque oferece mais qualidade de vida à população que pode praticar exercícios e lazer ao ar livre, gratuitamente, nas praças próximas de suas residências”,comentou.

“O projeto Academia ao Ar Livre visa incentivar a prática de exercícios físicos e vocês moradores estão sendo presenteados com um grande conjunto de equipamentos”,afirmou o secretário de Esportes, Edmilson Dezordo.

O secretário de Infraestrutura, Iussef Miguel Iun, falou do empenho de todas as secretarias para a instalação das Academias ao Ar Livre. “Trabalhamos em conjunto para podermos instalar essas academias. Em todas as praças realizamos a recuperação da iluminação, recuperação do piso e passeio, adequação de fonte, bancos e postes, restauração dos canteiros com paisagismo, limpeza e manutenção geral, além da instalação padronizada dos equipamentos”, reforçou.

Também participaram das inaugurações das academias o vice-prefeito Marinho Sampaio; o chefe da Fiscalização Geral, Oswaldo Braga; o superintendente da Guarda Civil Municipal, André Tavares; e os vereadores Walter Gomes, Capela Novas, Nilton Gaiola, Bebé e Giló. Fábio Sardinha, representante da União Estadual dos Estudantes de São Paulo, integrantes do PIC (Programa de Integração Comunitária) e das Associações de Bairros, também acompanharam as inaugurações.

Ribeirão Preto agora soma 16 Academias ao Ar Livre, instaladas por intermédio do Projeto do vereador Marcelo Palinkas em parceria com empresas privadas. Além das que foram inauguradas no último sábado, existem academias na avenida Treze de Maio, Parque Maurílio Biagi, Vila Virgínia, Jardim Independência, Jardim Itamarati, Campos Elíseos, Jardim Botânico, Vila Dgnidade, Alto do Ipiranga, Praça Teresinha de Sousa Moresca, Parque Luis Carlos Raya, Ipiranga Praça Pedro Biagi.

As próximas academias serão instaladas nas praças Padre Nilton Elias de Barros, no Quintino Facci II; São Mateus, no Quintino Facci I; Miguel Darahem, no Jardim Irajá; Chico Mendes, no Parque Ribeirão Preto, Marco Antônio Ribeiro da Silva, no Jardim Progresso; Apamigs, na Nova Ribeirânia; Doutora Santa Terezinha, na Ribeirânia; Rômulo Morandi, nos Campos Elíseos; Maria Maia da Silva, na Vila Mariana; Ali Yussef, na Lagoinha; Professor Cássio Botura, no Jardim Novo Mundo; Parque Ecológico Tom Jobim, no Jardim Procópio, área verde do Conjunto Habitacional Wilson Toni; Parque Curupira e em Bonfim Paulista as praças Armando Toni, no Jardim Alvorada; Barão do Rio Branco, no Centro e área de lazer Deputado Wilson 


“Temos um cronograma para a instalação e inauguração de mais 17 Academias ao Ar Livre. Minha meta é que todas as praças da cidade tenham os equipamentos”, 
conclui a prefeita Dárcy Vera.

Os moradores aprovaram a instalação das academias nas praças públicas. É o caso de Andressa Machado Serrano, que participou da entrega da Academia ao Ar Livre do Simioni. “É uma iniciativa maravilhosa, estou muito feliz com estes equipamentos perto da minha casa”.

Zilá Zambianco Pereira da Silva, integrante do PIC do Simioni, também elogiou a iniciativa. “Olha é muito bom, os aparelhos ajudarão muito, incentivando a prática de exercícios”.

Na praça Avelino Alves Palma, Maura Rezende disse que esta ação é fundamental para melhorar a qualidade de vida da população. “Eu estive em Maringá e conheci os equipamentos lá. Agora farei atividade física perto de casa. Tenho certeza que vai ajudar a manter a saúde em dia”.

“Nem todo mundo tem condições de pagar a mensalidade de uma academia e também podemos escolher o horário que quisermos para praticar exercícios”, afirmou Carmem Elisa Pereira.

Na praça do Tanquinho, Maria Helena enfatizou que praticar atividade física é importante para todas as idades e poder fazer isso na porta de casa, é ótimo.

“O projeto é muito importante, maravilhoso, adoro fazer exercício. Os equipamentos serão muito úteis”, comemorou Aparecida Vitória.

Natalia Castilho Barbieri, moradora da Vila Tibério há 72 anos, ressaltou que com a colocação dos aparelhos a população frequentará mais a praça, afastando as pessoas que utilizam o espaço público de maneira indevida.

“A iniciativa vai ajudar a preservar a praça”, afirmou o empresário, Fabiano Nascimento.

Na Praça Sete de Setembro a satisfação dos moradores não foi diferente. O munícipe Carlos Lindemberg Candido parabenizou a atual Administração pela iniciativa. “Sou vizinho da Praça e estou muito feliz. Também sou aluno da Fortec. Ribeirão Preto está melhorando muito com as ações da prefeita Darcy Vera”, destacou.