18/10/2018 - Ribeirão Preto - SP

Abastecimento de medicamentos está sob controle há quase dois anos

da assessoria de imprensa da Prefeitura de Ribeirão Preto

Levantamento semanal da Secretaria da Saúde aponta falta de quatro itens; consulta está disponível via aplicativo “Saúde Digital” 

Levantamento atualizado nesta quarta-feira, 17 de outubro, pela Divisão de Farmácia e Apoio Diagnóstico da Secretaria Municipal da Saúde, responsável pela compra e distribuição de medicamentos na rede pública de Ribeirão Preto, aponta que dos 350 itens distribuídos nas 43 farmácias do município, a falta atinge apenas quatro itens.

O acompanhamento feito semanalmente mostra que a aquisição dos quatro medicamentos foi afetada por problemas pontuais. Em dois casos, a causa foi por licitação fracassada, mas com resolução para os próximos dias. O relatório justifica, ainda, que para um dos medicamentos há terapias alternativas na rede, que substituem a demanda para a população.

Para o outro medicamento, em falta pelo mesmo motivo, foi feita compra emergencial para suprir a terapia adotada aos pacientes. No terceiro item, o atraso na entrega pelo fornecedor resultou na falta, mas já em processo de resolução e o quarto caso, o medicamento está indisponível no mercado.

O secretário da Saúde, Sandro Scarpelini, ressalta que quando assumiu a pasta, em janeiro de 2017, se deparou com uma crise instalada no fornecimento de medicamentos na rede de saúde da cidade, quando havia 69 itens em falta nas prateleiras das farmácias municipais.

A partir disso, houve um grande choque de gestão com saneamento das dívidas e pagamento de fornecedores em atraso, que não queriam mais vender para a Prefeitura.

“Desde que assumi a pasta, acompanho e controlo semanalmente o fornecimento de medicamentos à população e nunca mais houve desabastecimento para os pacientes que dependem de remédios. O objetivo é garantir o fornecimento de todos os medicamentos na rede pública de saúde, portanto, enfrentaremos e transporemos todos os obstáculos, mesmo os que fogem momentaneamente do nosso controle para suprir as necessidades da população”, disse Sandro Scarpelini.

Consulta de medicamentos via aplicativo Saúde Digital
A população pode acompanhar a disponibilidade de medicamentos na rede pública de Ribeirão Preto pelo aplicativo “Saúde Digital”.

O App permite ao usuário consulta do estoque de medicamentos da prefeitura de Ribeirão Preto, a disponibilidade na rede e item receitado pelo médico.

O aplicativo “Saúde Digital” permite, ainda, ao usuário pesquisar data, horário e local de consultas médicas, acompanhar faltas, agenda de vacinação, verificar a disponibilidade do resultado de exames e localizar a unidade de saúde mais próxima de sua residência.

Para acessar o “Saúde Digital”, o paciente precisa ter em mãos o número do cartão nacional de saúde e do Hygia.  Inseridos no sistema, o usuário digita seu e-mail para receber uma senha.

Para começar a receber as notificações, o usuário precisa "atualizar o cadastro", tanto no site como no aplicativo.