9/1/2013 - Ribeirão Preto - SP

73,1% das escolas municipais atenderão em período integral em 2013

da assessoria de imprensa da Prefeitura de Ribeirão Preto

A rede municipal de ensino de Ribeirão Preto vai iniciar o ano letivo de 2013 com 73,1% das escolas atendendo alunos em período integral. A Secretaria Municipal da Educação considera este um dos maiores avanços da atual gestão, ao lado da criação de 10 mil novas vagas com a abertura de 22 escolas e creches nos últimos quatro anos.

A previsão da Secretaria da Educação de Ribeirão Preto é beneficiar aproximadamente 12,2 mil alunos com a medida, oferecendo atendimento em período integral com atividades esportivas, culturais e pedagógicas em contraturno.

“Também evoluímos muito no que se refere à qualidade de ensino, conforme demonstrado pelas notas alcançadas no IDEB pela rede municipal. Saltamos de 4,9 no ano de 2009 para 6,1 em 2011. Nosso objetivo é dar continuidade ao trabalho e avançar ainda mais em 2013”, explica a secretária da Educação, professora Débora Vendramini.

Para oferecer atendimento integral em 73,1% das unidades escolares, a Secretaria da Educação manterá o funcionamento de seus 33 Centros de Educação Infantil (CEIs); ampliará a jornada dos alunos em 26 das 42 escolas municipais de Educação Infantil (Emeis) e incluirá 13 escolas de Ensino Fundamental (Emefs) no Programa Mais Educação, passando de sete para 20 as unidades que oferecem atendimento em contraturno aos alunos.

Das 26 Emeis que oferecerão atendimento integral, cinco iniciam o ano letivo atendendo apenas os alunos do maternal nesta modalidade, até que sejam realizados pequenos ajustes estruturais que permitam atender o número total de alunos, ainda em 2013.

Passam a fazer parte do Mais Educação em 2013 as Emefs Geralda de Souza Espin, Maria Ignez Lopes Rossi, Paulo Monte Serrat, Raul Machado, Waldemar Roberto, Faustino Jarruche, José Rodini Luiz, Eduardo Romualdo de Souza, João Gilberto Sampaio, Virgílio Salata, Salvador Marturano, Nelson Machado e Sebastião de Aguiar Azevedo (Unidade I), juntamente com as escolas que já integravam o programa – Emefs Alcina dos Santos Heck, Eponina de Britto Rossetto, Honorato de Lucca, Jaime Monteiro de Barros, José Delibo, Neuza Michelutti Marzola e Paulo Freire.

Já as Emeis que oferecerão atendimento em período integral são: Adriana Brandani, Aloizio Olaia Paschoal, Ana dos Santos Gabarra, Áurea Braghetto, Carmem Massarotto, Henilla Godoy (inicialmente Maternal), Hilda Mosca, Iria Junqueira, João Sperandio, José Bonifácio Coutinho Nogueira, José Carlos Sobral, José Roberto Felício, Lílian Spadaro (inicialmente Maternal), Maria Aparecida Paulino (inicialmente Maternal), Maria Boni, Maria Pontin, Nicolau Spinelli, Paulo Henrique Souza, Roberto Afonso Pontes, Ruy Escorel, Wilson Roselino, Zilda Cossa D’Ávila e João da Cruz Moreira.