16/7/2019 - Ribeirão Preto - SP

63º Edição dos Jogos Regionais começa nesta semana

da assessoria de imprensa da Prefeitura de Ribeirão Preto

Com 45 equipes masculinas e femininas, delegação ribeirão-pretana terá cerca de 500 atletas, sendo uma das maiores desta edição da competição 

Começa nesta semana a 63º edição de um dos mais tradicionais e disputados torneios do interior paulista, os Jogos Regionais, que este ano será realizado em Franca/SP, entre os dias 16 e 27 julho.

Para voltar com o título da competição, a Secretaria de Esportes de Ribeirão Preto irá com uma delegação com mais de 500 atletas e integrantes de comissões técnicas, uma das maiores desta edição da competição, totalizando 45 equipes, entre masculina, feminina e mista, além de oferecer a infraestrutura necessária para os atletas poderem competir, como vestiários, alimentação balanceada, dormitórios, transporte, acompanhamento médico e fisioterápico.

Ribeirão Preto conquistou o terceiro lugar na edição de 2018, após três anos fora das disputas. Os atletas da cidade irão competir contra outros 5,5 mil atletas, de 55 municípios. Os jogos serão acompanhados por cerca de 300 árbitros e juízes.

Para o secretário de Esportes de Ribeirão Preto, Ricardo Aguiar, é um motivo de muito orgulho participar dos Jogos Regionais, uma das competições mais tradicionais e importantes do Estado de São Paulo. “Estamos trabalhando há meses para oferecer a melhor infraestrutura a toda nossa delegação que irá se dedicar em cada disputa nos próximos dias”, disse.

Com 25 modalidades, sendo duas para atletas com deficiência (ACD), os Jogos Regionais têm como objetivo favorecer o desenvolvimento da prática esportiva nos municípios do Estado de São Paulo por meio da competição, buscando os melhores atletas ou equipes para a participação nos Jogos Abertos “Horácio Baby Barioni” (Jogos Abertos do Interior).

As modalidades serão o Atletismo, Badminton, Basquete, Biribol, Bocha, Capoeira, Ciclismo, Damas, Futebol, Futsal, Ginástica Artística, Ginástica Rítmica, Handebol, Judô, Karate, Malha, Natação, Taekwondo, Tênis, Tênis de Mesa, Vôlei, Vôlei de Praia e Xadrez. Já para os atletas com deficiência, serão o Atletismo e Natação.

Jogos Regionais

Os Jogos Regionais são disputados pelas representações municipais do Estado de São Paulo. Realizados anualmente no mês de julho, coincidem com as férias escolares para que as escolas possam ser utilizadas como alojamentos ou até como instalações esportivas.

Os Jogos tiveram início em 1950, na cidade de Presidente Prudente, com a finalidade de revelar novos talentos. Desde aquela época, os campeonatos realizados em algumas regiões paulistas evoluíram e se tornaram eliminatórios para os Jogos Abertos do Interior. A denominação oficial de Jogos Regionais só foi instituída em 1956.

A partir de 1988, os Jogos Regionais passaram a ser realizados por regiões esportivas. Atualmente, as competições são realizadas em oito regiões esportivas dentro do Estado de São Paulo, sendo que Ribeirão Preto fica na quinta região.

Os Jogos Regionais têm alcançado seu objetivo de promover a massificação e o intercâmbio esportivo, contando com um número cada vez maior de atletas e de municípios participantes, o que possibilita revelar um número cada vez maior de esportistas.