9/10/2012 - Ribeirão Preto - SP

3º Festival Nacional de Teatro de Ribeirão Preto seleciona 8 espetáculos

da assessoria de imprensa da Prefeitura de Ribeirão Preto

Durante três dias no Centro Cultural Palace, os experientes profissionais da área teatral do país, Francisco Carlos, Mariana Lima Muniz e Roberto Alvim, avaliaram mais de 80 espetáculos inscritos no 3º Festival Nacional de Teatro de Ribeirão Preto, que vieram de vários estados do país. 

Foram selecionados oito espetáculos, sendo dois de Ribeirão Preto (“A.B.Ismo” e “Alexandre entre Xiquesxiques e Mandacarus”) e das cidades de Jundiaí-SP (“As Noivas de Nelson”), Piraçaí-SP (“Yaguaretéa”), Três Rios-RJ (“Uma História Oficial”), Itajaí-SC (“Espia Só! Teatro lambe-lambe” ), Jacareí-SP (“Os Cavalos Refugam perante o Abismo”) e São José dos Campos-SP (“Encontro de Dois”). O resultado estará disponível nos sites www.ribeiraopreto.sp.gov.br  www.cultura.ribeiraopreto.sp.gov.br e no blog www.festivaldeteatroribeirao.com.bra partir desta terça-feira, 9 de outubro. 

O 3º Festival Nacional de Teatro de Ribeirão Preto recebeu inscrições da Bahia, Goiás, São Paulo, Santa Catarina, Rio de Janeiro, entre outros. Os grupos selecionados irão se apresentar nos Teatros Municipal, Minaz e Pedro II e receberão um incentivo financeiro (R$ 2.000,00) para apresentarem seu espetáculo, de acordo com as normas do edital.   

Para a atriz, diretora e professora de teatro, Mariana Lima Muniz, o expressivo número de inscrições já revela a importância do Festival de Ribeirão Preto. “Um dos desafios do Festival é manter uma grade boa de quantidade e de qualidade, colaborando significativamente numa maior formação de público e de artistas da cidade”, observa.

O dramaturgo e encenador Francisco Carlos, acredita ser muito importante iniciativas como essa, do poder público, em realizar um Festival Nacional de Teatro. “Ribeirão tem uma grande produção teatral e o festival consegue promover um intercâmbio positivo, com participações diversas e trocas de ideias, experiências, além de ser uma possibilidade muito boa de se investir em qualificação, formação. Tudo isso colabora para que o Festival se credencie mais ainda, nacionalmente”, comenta Francisco.

“A iniciativa de um Festival Nacional é muito gratificante e consegue mudar a cena teatral da cidade, possibilitando diálogo e troca de experiências com os artistas da cidade, isso é valioso e expande muito mais o evento em nível nacional”, comenta o dramaturgo e diretor Roberto Alvim. Para ele, o número de inscrições foi expressivo.“Procuramos fazer uma seleção de primeira linha para o Festival, contemplando uma diversidade de atrações, que apontem para tendências mais expressivas do teatro brasileiro nesse século XXI”, completa Alvim.

O Festival - É uma realização da Secretaria Municipal da Cultura, juntamente com o Movimento Teatreiros Ribeirão Preto, patrocínio da VIVO, por meio do programa cultural Vivo EnCena e Sesc.  O Festival será realizado de  5 a 18 de novembro, em vários espaços culturais da cidade, como Teatro Municipal, Teatro Minaz, Teatro do Sesi, Sesc e Theatro Pedro II. 

O programa cultural Vivo EnCena, é parceiro do Festival e esse programa tem o objetivo de incentivar e fomentar projetos de teatro e dança em todo o Brasil, promovendo espetáculos, seminários, fóruns, debates e workshops em diversas cidades. Dois espetáculos integrantes do Vivo EnCena farão parte do Festival de Ribeirão Preto:  “Camille e Rodin” e “Meio Lá, Meio Cá” . O espetáculo “O Homem, a Besta e a Virtude”, também participará do Festival, como convidado.