7/12/2012 - Ribeirão Preto - SP

3º Festival Kabuki de Artes encerra programação com concerto e peça teatral

da assessoria de imprensa da Prefeitura de Ribeirão Preto

O projeto Kabuki, um dos nove pontos de cultura de Ribeirão Preto, encerra o ano com o 3º Festival Kabuki de Arte. O festival acontece até o dia 09 de dezembro, domingo, no Theatro Pedro II, Teatro Municipal e no Centro Cultural Palace.

No sábado, dia 08, acontece o “Concerto de Encerramento” com a participação do Maestro Mateus Araújo, às 20h, no Teatro Municipal. Mateus Araújo já foi regente da Orquestra Sinfônica de Ribeirão Preto, entre 2003 e 2004. O maestro irá reger a Orquestra de Cordas Homero Barreto, formada por alunos avançados e professores de violino, viola, violoncelo e contrabaixo do Projeto Kabuki, com as participações especiais de músicos convidados e do Coral Juvenil da Cia. Minaz.

Serão apresentadas obras de compositores consagrados, como: Vivaldi, Coreli, Sibelius, Mignone, Cláudio Santoro, entre outros, além da Missa em Sol Maior de Franz Schubert que terá Lilian Giovanini (soprano), Sasha Ganade (Tenor) e Marcos Pinafo (Barítono), como solistas).

O maestro desembarcou em Ribeirão Preto no início da semana para participar dos ensaios. Mateus Araújo vive no Rio de Janeiro, onde integra o Departamento Artístico da Fundação Orquestra Sinfônica Brasileira e assumiu em 2011 o cargo de regente titular da OSB Jovem.

No domingo, dia 09, é a vez dos alunos do curso de teatro do Projeto Kabuki, apresentarem o espetáculo “Morte e Vida Severina”, às 20h, no Teatro Municipal, sob a direção de Helena Bueno.

“Morte e Vida Severina” é um dos maiores sucessos do teatro brasileiro em todos os tempos e foi montado originalmente em 1965, pelo grupo de Teatro da Universidade Católica de São Paulo. O poema de João Cabral de Melo Neto, que em síntese é um auto de natal nordestino, relata a saga de milhares de migrantes nordestinos que nos anos 40 deixaram o sertão e vieram para o sul e sudeste em busca de trabalho e uma vida digna. Pelo caminho só encontram a morte nas várias paradas deste trajeto.

O ingresso para as apresentações do “Concerto de Encerramento” e do espetáculo “Morte e Vida Severina”, é um quilo de alimento não perecível. A retirada dos ingressos deve ser feita, no dia 07, sexta-feira, das 8h às 17h, no Centro Cultural Campos Elíseos.


Serviço

Festival Kabuki de Arte de 03 a 09 de dezembro

Concerto de Encerramento – Apresentação Orquestra e Coral, regência Maestro Mateus Araújo
Dia 08 de dezembro, às 20h
Local: Teatro Municipal

Espetáculo “Morte e Vida Severina”
Dia 09 de dezembro, às 20h
Local: Teatro Municipal
Ingresso: 1 quilo de alimento não perecível
A retirada do ingresso para os dias 08 e 09, deve ser feita dia 07 de dezembro, das 8h às 17h, no Centro Cultural Campos Elíseos, na avenida Capitão Salomão, ao lado da Casa do Contabilista