25/1/2013 - Ribeirão Preto - SP

21º Encontro Nacional de Folia de Reis promete reunir grande público neste domingo

da assessoria de imprensa da Prefeitura de Ribeirão Preto

Um dos mais tradicionais eventos de cultura popular da cidade, com muita religiosidade, devoção e fé, o 21º Encontro Nacional de Folia de Reis, acontecerá neste domingo, dia 27, a partir das 8h, na Praça José Rossi, no bairro Vila Virgínia. Realizado pela Comunidade Transformar (Projeto Transformar na Cultura Caipira) e organizado pela Secretaria Municipal da Cultura, o Encontro deste ano terá como tema “Paz na Humanidade” e homenageará Nossa Senhora Aparecida, a Padroeira do Brasil. O Patrono será Oswaldo Vieira, embaixador da Companhia Irmãos Vieira.

Segundo a coordenadora do evento, Ana Paula Fernandes, são esperadas cerca de 40 Companhias de Reis de Ribeirão Preto e região, Minas Gerais, Paraná, entre outros. “Durante todo o Encontro, as pessoas renovam e reforçam a sua fé e muitas se emocionam com a missa, a encenação dos Reis Magos e as apresentações das Companhias”, completa Paula.

Esse evento se firma, cada dia mais, como um dos mais tradicionais da cidade e vamos, com a ajuda de todos, realizá-lo da melhor forma possível, para que o público desfrute de muita beleza e a emoção, pela fé, que ele proporciona”, ressalta o secretário municipal da Cultura, Alessandro Maraca.

A presidente da Comissão organizadora do Encontro deste ano é Carmem Luiza Rezende, a Carminha, que durante muitos anos, como funcionária da Secretaria da cultura, coordenou a Folia de Reis no município. “A expectativa para mais este Encontro de Folia de Reis é muito boa e estou muito feliz em poder ajudar. Espero que o público sinta muita alegria, emoção e possa fortalecer a sua fé durante o Encontro”, disse Carminha. Ainda segundo ela, todas as Companhias de Reis receberão como ‘lembrança’ do Encontro, um mini andor de Nossa Senhora Aparecida, confeccionado por alguns funcionários da Secretaria da Cultura e voluntários que participam do evento.

Calçadão – Para divulgar o Encontro, neste sábado, dia 26, a partir das 10h, a “Cia. de Reis Irmãos Adolfo”, se apresenta no Calçadão, no Centro da cidade. Coordenada por Baltazar Aparecido Alves, essa Companhia é proveniente da fazenda "Dos Cochos", no município de Igarapava (SP) e existe há 102 anos. Hoje é formada, em sua maioria, por membros da própria família. Todos os anos saem cumprindo sua jornada, fazendo a cada Natal o ‘giro da Folia’ nos bairros de Ribeirão Preto, nas cidades vizinhas e nas fazendas.

Programação:

8h: Celebração da Santa Missa na Praça José Rossi
– Após a missa, acontece o hasteamento das Bandeiras de Nossa Sra. Aparecida (padroeira do Brasil), São Sebastião (padroeiro da cidade) e de Santos Reis (padroeiro da festa)
– Após o hasteamento, inicia-se a apresentação/cantoria das Companhias de Reis

14h: Homenagem à Nossa Sra. Aparecida

16h: Encenação dos Reis Magos, pelo Centro Cultural Arco-Íris, dirigida pelo professor Osmani de Oliveira
– Após a encenação, continua a apresentação das Companhias de Reis
– O encerramento do evento está previsto para as 21h30.