5/7/2012 - Ribeirão Preto - SP

19º Festival Tanabata começa nesta sexta-feira

da acessoria de imprensa da prefeitura de Ribeirão Preto

A abertura da 19ª edição do Festival Tanabata será nesta sexta-feira, 06 de julho, às 19h, no túnel de bambu, com a presença do Ministro Supremo do Xintoísmo no Brasil, Guji Osaka Kazuo, e autoridades convidadas. O Festival Tanabata acontece de 06 a 08 de julho, erikcom entrada gratuita e é realizado pela Sociedade Cultural Japonesa e Associação Nipo Brasileira de Ribeirão Preto, com o apoio da Prefeitura Municipal de Ribeirão Preto, por meio da Secretaria Municipal da Cultura.

Para as pessoas que visitarem o 19º Festival Tanabata e quiserem saber um pouco mais sobre a cultura oriental milenar poderão participar das oficinas de furoshiki, kirigami, mangá, origami e pipamodelismo, este ano todas as oficinas acontecerão na casa da cultura, com início na sexta-feira. Para os amantes da culinária japonesa, 20 tendas serão montadas na praça de alimentação com os pratos tradicionais como: yakisoba, sushi, tempurá, temaki, entre outros. Os tradicionais grupos de Taiko de Ribeirão Preto, São Carlos e São Paulo irão se apresentar durante os três dias de festa.

O público jovem ganhará o espaço Seinen Kai com atrações especificas como karaokê, cosplay, cultura pop japonesa, torneio de card games, desfile de moda, entre outras. O evento reúne mais de 30 atrações. Sempre prestigiado por um grande número de pessoas. No ano passado cerca de 60 mil visitantes puderam vivenciar a cultura japonesa através da culinária, artesanatos, danças, música, artes marciais, exposições e exibição de documentários e filmes japoneses.

Tanabata – Conhecida como a maior festa tradicional do Japão no Brasil, o Tanabata ou “Festa das Estrelas” é baseada em uma lenda milenar japonesa, que relata a história da princesa Orihime e seu amado Kengyu. O casal se encontra apenas uma vez por ano, no mês de julho, quando é realizado o evento.

A programação completa está no Portal da Prefeitura de Ribeirão Preto –www.ribeiraopreto.sp.gov.br – no PopUp.