23/10/2012 - Ribeirão Preto - SP

1ª Turma do Samuzinho recebe certificado

da assessoria de imprensa da Prefeitura de Ribeirão Preto

Cerca de 80 pessoas, entre amigos e familiares, prestigiaram a solenidade de formatura da 1ª Turma do Samuzinho, realizada na noite da última sexta-feira, dia 19, no plenário da Câmara Municipal de Ribeirão Preto. As 22 crianças, com idades de 8 a 12 anos, fizeram o curso que teve duração de um ano e foi realizado pelo NEU (Núcleo de Educação em Urgência) do Samu – Serviço de Atendimento de Móvel de Urgência.

O Projeto Samuzinho conta com aulas uma vez por semana, ministradas por médicos e enfermeiros do Samu de Ribeirão Preto. “Esse projeto tem a finalidade de instruir sobre as medidas necessárias para socorrer uma pessoa em situação de risco, enquanto a ambulância não chega”, explica o médico César Masella, integrante do NEU.

A equipe do NEU, que coordena o Samuzinho, é composta pelo médico César Masella, pelos enfermeiros José Carlos Rios e Regilene Molina e pela técnica em enfermagem Wislaine Carabolante.

O médico Marcelo Dinardi disse que pretende estender o projeto Samuzinho para as cidades que estão integrando o Samu Regional. “Este projeto, além de ensinar as crianças a agirem numa emergência, também faz com que elas fiquem conscientes com relação aos trotes que são freqüentes no 192”, explicou ele.

Já a técnica em enfermagem Wislaine Carabolante fez um discurso emocionado de despedida dos alunos. “Hoje é um dia muito especial, estou muito feliz, quero dizer que durante este um ano que ficamos juntos, não só ensinamos como aprendemos com voces”, frisou.

O enfermeiro José Carlos, em seu discurso, fez questão de lembrar que o Projeto Samuzinho foi idealizado a principio pelos médicos Leandro Mota e Andre Marques.“Com o tempo,  agregou novos membros e hoje conta com uma equipe unida e dedicada”, acrescentou.

Os irmãos Murilo Henrique e Eduardo Antonio Tavares da Silva foram os responsáveis pelo discurso de despedida da turma e agradeceram a administração municipal pelo apoio dado ao projeto.

O projeto é destinado a crianças na faixa etária de 8 a 12 anos e as aulas são realizadas em vários locais diferentes, como a base do Samu, do Corpo de Bombeiros, e no Setor de Regulação da Secretaria da Saúde.

Novas turmas – Este ano o Projeto Samuzinho foi reformulado e contará com duas novas turmas, composta por 20 alunos cada. As aulas quinzenais são realizadas aos sábados, sendo uma turma no período da manhã e outra no período da tarde.