Quinta-Feira, 18 de Abril de 2024

Super Dogus - Gratuito

Mais lidas da semana

3/12/2018 - Ribeirão Preto - SP

Força-tarefa para atender consultas dermatológicas na Campanha Dezembro Laranja




da assessoria de imprensa da Prefeitura de Sorocaba

Com o objetivo de diminuir a fila de espera para dermatologia na Rede Pública Municipal, a Secretaria da Saúde (SES) em parceria com a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), realizou uma força-tarefa em alusão à Campanha Dezembro Laranja para atender 200 pacientes encaminhados das Unidades Básicas de Saúde (UBSs) neste sábado (1) das 8h às 13h. A ação aconteceu na Policlínica Municipal de Especialidades “Edward Maluf”, mas apenas 61 agendados compareceram, ou seja, 69,5% de absenteísmo.

De acordo com a SES, 67 pessoas foram atendidas por 20 dermatologistas da SBD, sendo 61 pacientes das UBSs e mais seis que foram atendidos por livre demanda. A secretária da Saúde, Dra. Marina Elaine Pereira, que esteve presente na realização lamenta a quantidade de faltosos. “A saúde pública no Brasil tem um perfil deficitário, mas aqui em Sorocaba nossa equipe se esforça para trazer mais assistência à população. As UBSs entraram em contato com os 200 pacientes por meio telefônico e todos confirmaram presença, mas infelizmente tivemos essa grande porcentagem de absenteísmo”, explica.

A dermatologista da rede municipal e presidente do 4º Distrito Regional de São Paulo da SBD, Sandra Quinilato, detalha como aconteceu a idealização para promover essas consultas. “Todo ano realizamos no dia 1 de dezembro, essa ação da Campanha Nacional de Prevenção ao Câncer de Pele, também conhecida como Dezembro Laranja. Eu como presidente regional da SBD, consegui essa parceria para que acontecesse na Policlínica com o objetivo de atender os pacientes da fila de espera para a especialidade de dermatologia. Os pacientes de hoje, além de passarem por consultas, já realizam o tratamento e as cirurgias para câncer de pele são agendadas”, relata Sandra.

Além dos 20 dermatologistas da SBD, a força-tarefa também contou com 10 funcionários da SES entre administrativos, enfermeiros e técnicos de enfermagem. Ao sair da consulta, todos pacientes receberam filtro solar e sabonete dermatológico.

O paciente da UBS Vila Santana, Lázaro Michelotti, elogiou o atendimento. “Eu aguardava na fila há 3 anos e nesta semana a UBS me ligou confirmando minha consulta para este sábado. O atendimento foi excelente e ainda estou levando produtos para tratar da minha pele”, afirmou.

A professora Lecita Queiroz, ao passar na frente da Policlínica, aproveitou para conferir a ação e recebeu atendimento dermatológico, por conta da sobra de vagas dos faltosos. “Eu fui muito bem atendida e a iniciativa é excelente, pois prevenção é o melhor remédio”, ressalta.

Dezembro Laranja

Com a intenção de estimular a população na prevenção e no diagnóstico ao câncer da pele, em 2014 a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) deu iniciou ao movimento de combate ao câncer da pele batizado “Dezembro Laranja”. Desde então, sempre no último mês do ano, a entidade realiza ações para lembrar como evitar o câncer mais comum no país e convida a população a compartilhar nas redes sociais uma foto vestindo uma peça de roupa laranja, publicando-a com a hashtag #dezembrolaranja.

As ações incluem iluminação de monumentos, iniciativas de conscientização em praias e parques com distribuição de filtro solar, entre outras. Todo ano o tema da campanha é renovado para atrair um maior número de pessoas nessa luta de conscientização. O câncer da pele é o tipo da doença mais incidente no Brasil, com 176 mil novos casos ao ano.

Em 2018, o tema da Campanha Nacional de Prevenção ao Câncer da Pele é “Se exponha, mas não se queime”. A ação ganha destaque com o movimento Dezembro Laranja, que informa a população sobre as formas de prevenção com a adoção de uma série de medidas fotoprotetoras, e a procurar um médico especializado para diagnóstico e tratamento.



Comunicar erro nesta notícia

Se você encontrou erro nesta notícia, por favor preencha os campos abaixo. O link da página será enviado automaticamente ao Mais Ribeirão Preto.


Enviar esta notícia por email



Dogus Comunicação

Sobre a Dogus Comunicação  |   Política de Privacidade  |   Receba Novidades  |   Acesse pelo Celular

Melhor Visualizado em 1200x900 - © Copyright 2007 - 2024, Dogus Comunicação. Todos os direitos reservados.