Domingo, 17 de Outubro de 2021

Mais lidas da semana

31/8/2012 - Ribeirão Preto - SP

Exposição "O Mundo das Abelhas" finaliza trabalho na Emef Faustino Jarruche




da assessoria de imprensa da Prefeitura de Ribeirão Preto

A exposição “O Mundo das Abelhas”, um dos projetos desenvolvidos pelo PIEA (Programa Integrado de Educação Ambiental), teve sua temporada de instalação na Emef Faustino Jarruche, no Jardim Marchesi, encerrada na última semana. A exposição seguirá agora para o Cemei João Gilberto Sampaio, a partir do dia 3 de setembro, e a partir do dia 18 segue para o Cemei Virgílio Salata.

O projeto “O Mundo das Abelhas” foi iniciado em agosto de 2011 e compreende uma exposição itinerante, composta por cartazes, fotos e material audiovisual que retratam a vida de uma colmeia, a produção de mel e outros subprodutos apícolas. O responsável pela exposição é o apicultor Wolfgang Denecke, que leva o projeto até as escolas municipais e trabalha o tema junto aos alunos, incorporando o assunto aos projetos pedagógicos das unidades escolares sob forma de atividades complementares.

Dentre as ações proporcionadas pelo projeto estão palestras e aulas explicativas, que integram o conteúdo da exposição “O Mundo das Abelhas” com exercícios em sala de aula. Os professores procuram explorar o tema de diversas formas e em várias disciplinas, como Biologia, Língua Portuguesa, Matemática, entre outras. Além disso, outras atividades e experimentos são desenvolvidos na prática com os alunos. Exemplos são: Caixa de Fotos - colmeia de criação com fotos retratando em tamanho real as abelhas e favos; Pintura Corporal utilizando tinta de plantas as quais as abelhas auxiliam na polinização; Desenhos Geométricos relacionados ao formato da colmeia, e muito mais.

Algumas atividades desenvolvidas exigem espaço externo, como a vivência com a fumaça e as roupas utilizadas pelos apicultores, que geram maior curiosidade e participação das crianças.

“O Mundo das Abelhas”, além de representar o universo das abelhas como forma de exposição, também utiliza outros recursos e visa relacionar todas as informações aprendidas com o cotidiano escolar das crianças, considerando a idade e o ambiente onde as atividades são desenvolvidas.



Comunicar erro nesta notícia

Se você encontrou erro nesta notícia, por favor preencha os campos abaixo. O link da página será enviado automaticamente ao Mais Ribeirão Preto.


Enviar esta notícia por email



Dogus Comunicação

Sobre a Dogus Comunicação  |   Política de Privacidade  |   Receba Novidades  |   Acesse pelo Celular

Melhor Visualizado em 1200x900 - © Copyright 2007 - 2021, Dogus Comunicação. Todos os direitos reservados.