Quinta-Feira, 25 de Abril de 2024

Super Dogus - Gratuito

Mais lidas da semana

14/9/2017 - Ribeirão Preto - SP

Evento leva alunos e professores para visitar patrimônios de Ribeirão Preto




II Semana Municipal do Patrimônio ainda terá noite cultural na Cerâmica São Luiz 

Para celebrar o Dia Municipal do Patrimônio Histórico, a Vivacidade, o Centro Cultural Cerâmica São Luiz e as secretarias municipais da Cultura e Educação realizam a II Semana Municipal do Patrimônio Cultural. Entre os dias 13 a 15, o evento levará alunos e professores da rede pública para visitar locais como Lar Padre Euclides, Cemitério da Saudade, Cruz do Pedro, Venda do Zé Goleiro e Sorveteria do Geraldo. Já no dia 14, a partir das 19h, com entrada gratuita, haverá música ao vivo, exibição de vídeos e exposição de artes plásticas no Centro Cultural Cerâmica São Luiz aberta a toda a população. O evento ainda contará com bate-papo sobre locais, manifestações e ofícios que fazem parte do patrimônio cultural de Ribeirão, como o mestre de cervejeiro que oferecerá uma degustação guiada de rótulos da Cervejaria Invicta.

“Nós acreditamos que o patrimônio cultural é algo que deve estar vivo em nosso cotidiano. Por isso é importante para todos os cidadãos que conheçam de perto os elementos que compõem nossa história. É aí que criamos afeto por nossa cidade e nossa gente, e é aí que entendemos a importância de preservar a história para se escrever uma nova caminhada”, afirma o gestor da Vivacidade e Centro Cultural Cerâmica São Luiz, Renato Vital. Ele explica ainda que a II Semana Municipal do Patrimônio faz parte do programa do CEDEP - Centro de Documentação e Educação Patrimonial - instalado na Cerâmica São Luiz.

A coordenadora do CEDEP e educadora patrimonial da Secretaria Municipal da Educação Mônica de Oliveira explica que não são somente os prédios que são identificados como patrimônio histórico cultural de uma cidade. “Os prédios e a arquitetura são elementos importantes para nossa memória, porém as manifestações culturais, ofícios e atividades que foram exercidas em diferentes épocas também. Todo esse conjunto é que compõem a memória. Por isso é importante conhecer ofícios como do sorveteiro, calceteiro, cervejeiros e manifestações como a Festa da Cruz do Pedro, que fazem parte da história de Ribeirão e que podem deixarem de existir”, afirma.

A II Semana Municipal de Preservação do Patrimônio Cultural de Ribeirão Preto é um evento idealizado e realizado pela ONG Vivacidade e o Centro Cultural Cerâmica São Luiz, conta com a participação das secretarias municipais de Cultura e Educação, Câmara Municipal de Ribeirão Preto, em conformidade com Lei 08.121/1998 – que instituiu o dia Municipal de Patrimônio Cultural de Ribeirão Preto – dia 17 de Setembro. Tem a parceria da sociedade civil representada pelos coletivos e instituições privadas que são: Coletivo Fuligem, Instituto Paulista de Cidades Criativas e Identidades Culturais – IPCCIC e Diretoria Regional de Ensino de Ribeirão Preto. Com o Apoio Cultural: Invicta, Sorveteria do Geraldo, Venda do Zé Goleiro, Centro Universitário Barão de Mauá, Centro Universitário Moura Lacerda.

SERVIÇO

II Semana do Municipal do Patrimônio Histórico

13 a 15 de Setembro

13/09

Visita com alunos da Rede Pública de Ensino à Patrimônios Culturais dos Campos Elíseos: Lar Padre Euclides, Sorveteria do Geraldo e Cemitério da Saudade

14/09

Visita com professores da Rede Pública de Ensino à Patrimônios Culturais da Área Rural de Ribeirão Preto: Cruz do Pedro e Venda do Zé Goleiro

14/09 - 19h - Gratuito - Aberto ao Público

Noite de Exposição de Artes Plásticas, Roda de Conversa com ofícios: Cervejeiro e comidas típicas e Música Ao Vivo

19h – Abertura da Exposição Vestígios do Tempo – Artista Plástica Jordana Diez

Local: Forno da Cerâmica São Luiz e bate papo com a artista no local

19h30 – Apresentação de Documentário “Se esse Patrimônio fosse Meu” – com Roda de Conversa Livre

Local: Rua de paralelepípedos do Centro Cultural da Cerâmica São Luiz

Degustação guiada de rótulos da Cerveria Invicta ðŸ‘Š

20h30 - Apresentações Culturais

O Hierofante – Discotecaula em Vinil - "Os Sambas Paulistas e A Especulação Imobiliária na década de 30"

Renan Melo - Compositor ribeirão-pretano apresenta algumas canções do seu albúm Marítimo

15/09

Picnic Cultural com alunos da Rede Pública Municipal de Ensino - Museus Histórico e do Café (o restauro desses equipamentos)

Entrevista dos alunos com vereadores na Câmara Municipal - Tema "Se esse patrimônio fosse meu".



Comunicar erro nesta notícia

Se você encontrou erro nesta notícia, por favor preencha os campos abaixo. O link da página será enviado automaticamente ao Mais Ribeirão Preto.


Enviar esta notícia por email



Dogus Comunicação

Sobre a Dogus Comunicação  |   Política de Privacidade  |   Receba Novidades  |   Acesse pelo Celular

Melhor Visualizado em 1200x900 - © Copyright 2007 - 2024, Dogus Comunicação. Todos os direitos reservados.