Sábado, 27 de Abril de 2024

Super Dogus - Completo

Mais lidas da semana

9/9/2020 - Ribeirão Preto - SP

Doações caem e Hemocentro de Ribeirão Preto registra estoque zerado de sangue B negativo




O Hemocentro de Ribeirão Preto (SP) registrou estoque zero de bolsas de sangue do tipo B negativo nesta terça-feira (8) em função da queda nas doações na pandemia da Covid-19. A instituição, que atende 46 hospitais da região, também sofre com a redução de outros tipos sanguíneos.

"Está pesando muito nos estoques do Hemocentro, porque os hospitais estão voltando às atividades, voltando a fazer cirurgias e não estamos tendo sangue para poder suprir toda a necessidade", diz a gerente de captação da unidade, Miriam Castanheira.

A gerente estima que o número de bolsas obtidas por dia caiu de 70 para 20 durante a pandemia de coronavírus, o que representa 71,4%. O estoque de O Negativo, um dos tipos sanguíneos de mais demanda, tem apenas dez bolsas disponíveis. O ideal é ter pelo menos 72.

"O Negativo é doador universal. Nas urgências e emergências, as pessoas que chegam machucadas, acidentadas, baleadas, esfaqueadas, eles colocam O Negativo antes de saber que tipo sanguíneo a pessoa tem porque a prioridade é salvar a vida", diz Castanheira.

Doação de sangue no Hemocentro de Ribeirão Preto, SP — Foto: Maurício Glauco/EPTV

           Doação de sangue no Hemocentro de Ribeirão Preto, SP — Foto: Maurício Glauco/EPTV

 

Como doar

Os interessados em doar precisam ter entre 16 e 60 anos. Moradores acostumados com o processo de coleta podem doar até os 70 anos. Menores de idade precisam ir a um ponto de coleta acompanhados de um responsável legal.

Há dois pontos de coleta na cidade. Um deles fica no campus da USP, na Rua Tenente Catão Roxo, nº 2.501, com atendimento de segunda a sexta-feira, das 7h às 13h, e aos sábados, domingos e feriados das 7h às 12h30. Dúvidas podem ser esclarecidas pelos telefones (16) 2101-9352 ou 0800-979-6049.

O outro ponto está localizado na Rua Quintino Bocaíuva, nº 470, no Centro. O horário de funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 7h às 12h30. A unidade não abre aos sábados, domingos e feriados. Os telefones para contato são (16) 3610-8929 e 3610-5822.



Comunicar erro nesta notícia

Se você encontrou erro nesta notícia, por favor preencha os campos abaixo. O link da página será enviado automaticamente ao Mais Ribeirão Preto.


Enviar esta notícia por email



Dogus Comunicação

Sobre a Dogus Comunicação  |   Política de Privacidade  |   Receba Novidades  |   Acesse pelo Celular

Melhor Visualizado em 1200x900 - © Copyright 2007 - 2024, Dogus Comunicação. Todos os direitos reservados.