Quarta-Feira, 8 de Abril de 2020

14/8/2012 - Ribeirão Preto - SP

Divisão Odontológica capacita cirurgiões-dentistas para atuar no 4º Mutirão Odontológico




da assessoria de imprensa da Prefeitura de Ribeirão Preto

Cerca de 30 cirurgiões-dentistas que vão participar do 4º Mutirão Odontológico de Integração Saúde - Escola (Moises 2012), promovido pela Divisão Odontológica da Secretaria da Saúde, participaram de curso de capacitação realizado na manhã desta segunda-feira, dia 13, no auditório do Centro de Referência em Especialidades, localizado na região central. “Este é um programa importante dentro do calendário escolar e da Secretaria da Saúde, principalmente porque tem caráter preventivo”, afirmou o chefe da Divisão, Pedro Bistane.

A abertura oficial do mutirão será nesta quarta-feira, dia 15, na Emei (Escola Municipal de Educação Infantil) Maria Pontim, localizada na Rua Eduardo Martins Neto, 176, no bairro Quintino I, às 9h, e vai até o dia 5 de outubro. O trabalho é desenvolvido em parceria com a Secretaria da Educação e oferece às crianças, de 3 a 5 anos, ações educativas, preventivas e curativas em saúde bucal.

Segundo Bistane, o Mutirão Saúde - Escola foi realizado pela primeira vez em 2009 e, por conta do sucesso alcançado, foi repetido nos anos seguintes.

Nesse evento são realizadas ações de caráter educativo, preventivo e curativo, com a realização de palestras e presença do Robodente, escovação dental supervisionada e aplicação tópica de flúor (em crianças de 5 anos com alto risco de cárie) e tratamento dos dentes contemplados com a técnica TRA (Tratamento Restaurador Atraumático). “Estamos preparados para atender cerca de 7.200 crianças, de 3 a 5 anos de idade, pertencentes às 30 Emeis do município”, afirma Bistane.

O mutirão é coordenado pela cirurgiã-dentista Josiane Aparecida Ferreira da Costa Montans, coordenadora do Programa de Procedimentos Coletivos e Preventivos em Odontologia. Segundo ela, o trabalho será desenvolvido em 37 dias úteis e contará com o envolvimento dos cirurgiões-dentistas, distribuídos nos turnos manhã e tarde. “Também contaremos com o apoio de agentes comunitários de saúde”, ressaltou ela.

No mutirão realizado em 2010, foram restaurados 3.524 dentes e 5.419 crianças foram atendidas. Já em 2011 foram atendidas 5.301 crianças e 2.528 dentes foram restaurados.



Comunicar erro nesta notícia

Se você encontrou erro nesta notícia, por favor preencha os campos abaixo. O link da página será enviado automaticamente ao Mais Ribeirão Preto.


Enviar esta notícia por email



Dogus Comunicação

Sobre a Dogus Comunicação  |   Política de Privacidade  |   Receba Novidades  |   Acesse pelo Celular

Melhor Visualizado em 1200x900 - © Copyright 2007 - 2020, Dogus Comunicação. Todos os direitos reservados.