Sexta-Feira, 26 de Abril de 2024

Super Dogus - Completo

Mais lidas da semana

11/6/2019 - Ribeirão Preto - SP

Daerp inicia a troca de hidrômetros nesta quarta-feira




da assessoria de imprensa da Prefeitura de Ribeirão Preto

Os trabalhos terão início pelo jardins Recreio, Itaú e Itaú Mirim, onde serão substituídos hidrômetros com mais de cinco anos 

O Daerp inicia nesta quarta-feira, dia 12, os trabalhos de substituição de cerca de 132 mil hidrômetros que estão com mais de cinco anos de uso, ou estão quebrados, com vidros embaçados ou paralisados.  O investimento total na compra e substituição dos hidrômetros é de R$ 11,29 milhões.  A previsão é que todos os hidrômetros sejam trocados até dezembro deste ano.

A empresa vencedora da licitação e que executará os trabalhos de substituição é a MD Instalações Hidráulicas Ltda. Os trabalhos serão iniciados no Jardim Recreio, seguido dos bairros Jardim Itaú e Itaú Mirim. Nesta segunda-feira, 10, as equipes de leituristas do Daerp realizaram a panfletagem nos três bairros informando sobre a troca dos equipamentos e a importância deste trabalho. Há cerca de 20 dias também teve início uma campanha publicitária para avisar da troca dos medidores

A substituição dos hidrômetros faz parte do Programa de Gestão, Controle e Redução de Perdas e do Daerp e que tem como meta a redução de 50% das perdas totais até 2021.

Segundo o diretor técnico do Daerp, Lineu Andrade de Almeida os hidrômetros com mais de cinco anos perdem a capacidade de medição correta, por desgaste natural, e chegam a registrar mais de 20% a menos que o consumo real. “Esta submedição gera perda, porque os usuários acabam estimulados a consumir mais do que realmente necessitam, o que aumenta a explotação (retirada) de água do aquífero Guarani, em prejuízo ao meio ambiente e ao próprio Daerp, em função do maior consumo de energia”, esclarece.

Almeida destacou ainda que há uma recomendação do Inmetro – Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia –, para que os hidrômetros sejam substituídos a cada cinco anos, uma vez que a partir desta idade eles vão diminuindo a sua condição de medição correta. “Ribeirão Preto possui um parque de medidores antigos que precisa ser renovado. Existe um número muito alto de equipamentos com mais de 5 ou até 10 anos de uso. O parque de hidrômetros está envelhecido”, destacou.

Troca dos hidrômetros

Os funcionários da empresa que realizarão o trabalho de substituição dos hidrômetros estarão identificados. Em caso de dúvidas, os usuários podem solicitar a presença de um supervisor da empresa.

A substituição dos hidrômetros não tem custo extra de instalação para o usuário. Os novos equipamentos já são aferidos pelo Inmetro e caso necessário serão feitas novas aferições após quatro meses de efetivada a instalação, para que não ocorram dúvidas a respeito da correta medição do novo equipamento.

Por se tratar de um bem público (pertence ao Daerp) não cabe ao usuário a opção de não trocar o hidrômetro. Em caso de tentativa de obstrução de execução da troca, o responsável pode ser autuado e multado por infração prevista no regulamento do Daerp em seu artigo 10, inciso 25: “Impedir o DAERP ou terceiro por ele autorizado, realizar a troca de hidrômetro ou acesso às instalações hidro sanitárias do imóvel para realizar inspeções e vistorias”.

A infração é considerada média, punida com multa de 100 Unidades Fiscais do Estado de São Paulo (Ufespes), o que equivale a R$ 2.653,00.

O Daerp comunicará, por meio de panfletos e carros de som, os bairros onde será feita a substituição dos equipamentos. Em caso de ausência do usuário no imóvel, será deixada no local uma notificação para que o agendamento seja feito em até três dias após a primeira visita, para que a substituição seja realizada.

 



Comunicar erro nesta notícia

Se você encontrou erro nesta notícia, por favor preencha os campos abaixo. O link da página será enviado automaticamente ao Mais Ribeirão Preto.


Enviar esta notícia por email



Dogus Comunicação

Sobre a Dogus Comunicação  |   Política de Privacidade  |   Receba Novidades  |   Acesse pelo Celular

Melhor Visualizado em 1200x900 - © Copyright 2007 - 2024, Dogus Comunicação. Todos os direitos reservados.