Quinta-Feira, 18 de Abril de 2024

Super Dogus - Gratuito

Mais lidas da semana

25/6/2012 - Ribeirão Preto - SP

Cultura apresenta projeto Cidade Histórica para Bonfim Paulista de proteção ao patrimônio




da assessoria de imprensa da Prefeitura de Ribeirão Preto

Ação objetiva garantir a proteção do patrimônio cultural do distrito. Projeto será analisado pelas secretarias do Meio Ambiente e Planejamento e Transerp

O distrito de Bonfim Paulista já convive uma ação de pesquisa de infraestrutura valorizada, principalmente, por meio da história oral que, gradativamente, garantirá a preservação de sua rica arquitetura e reorganização do espaço urbano. É isso que prevê o projeto Cidade Histórica para Bonfim Paulista apresentado nesta sexta-feira, dia 22, no Palácio Rio Branco, pela secretária da Cultura, Adriana Silva, e sua equipe de arquitetos e historiadores.

Na oportunidade, Adriana Silva informou que a proposta de intervenção urbana em Bonfim Paulista está sendo elaborada pela Prefeitura e a Fundação AlphaVille. “A intenção deste projeto arquitetônico é integrar as áreas públicas e edificações históricas. Priorizar o uso das vias centrais pelos pedestres, criar instrumentos para a valorização dos patrimônios materiais e imateriais, além de promover a integração das áreas verdes destinadas a parques e espaços urbanos”, explica a secretária da Cultura.

A ação, de acordo com ela, também tem como finalidade retomar a rica arquitetura do distrito, produzindo espaços sociais de convivência, de atividades econômicas, gerando mais desenvolvimento e renda. “O projeto começa a ser pensado agora. É amplo e contempla toda Bonfim Paulista. Mas ele pertence aos moradores. É para eles que o escrevemos. Queremos, com parcerias da iniciativa privada, apoiar as atividades econômicas e rurais característica do lugar, tão singular, que é o distrito”, acrescenta Adriana Silva.

“Muitas melhorias foram pensadas para proporcionar mais qualidade de vida aos bonfinenses, mas com a participação total da comunidade, que é a dona desta ação urbana”, destaca Marinho Sampaio, vice-prefeito de Ribeirão Preto. “O projeto está sendo apresentado agora e irá para as secretarias para receber as observações técnicas necessárias. Ele também está aberto para o debate com a comunidade, pois foi elaborado para ela, visando o resgate arquitetônico e histórico melhorando os espaços urbanos”,finalizou Marinho Sampaio. 

Propostas do projeto:
1) Requalificação do largo da igreja matriz
2) Valorização dos espaços de pedestres, integrando praças e as áreas comerciais
3) Redesenho das vias e valorização do pedestre
4) Criação do centro cívico (praça suspensa) de apoio às atividades coletivas
5) Criação de espaço cultural área institucional proposta
6) Criação de terminal de ônibus urbano
7) Criação de espaço para atividades esportivas
8) Criação de parques lineares com ciclovias
9) Integração de bairro residencial ao espaço cultural. 



Comunicar erro nesta notícia

Se você encontrou erro nesta notícia, por favor preencha os campos abaixo. O link da página será enviado automaticamente ao Mais Ribeirão Preto.


Enviar esta notícia por email



Dogus Comunicação

Sobre a Dogus Comunicação  |   Política de Privacidade  |   Receba Novidades  |   Acesse pelo Celular

Melhor Visualizado em 1200x900 - © Copyright 2007 - 2024, Dogus Comunicação. Todos os direitos reservados.