Sexta-Feira, 19 de Abril de 2024

Super Dogus - Gratuito

Mais lidas da semana

31/10/2018 - Ribeirão Preto - SP

Corrida/Caminhada Outubro Rosa é oficializada como evento da cidade




da assessoria de imprensa da Prefeitura de Ribeirão Preto

Lei que inclui evento no calendário oficial de Ribeirão Preto foi sancionada nesta terça-feira, dia 30 de outubro 

Na manhã desta terça-feira, dia 30 de outubro, o prefeito de Ribeirão Preto, Duarte Nogueira, sancionou a Lei que incluiu a Corrida/Caminhada Outubro Rosa, contra o câncer de mama, no calendário oficial de eventos da cidade.

Participaram da solenidade o secretário de Turismo, Edmilson Domingues, o subsecretário de Esportes, Marcos Pacheco, o vereador Boni, o diretor médico do Inorp/grupo Oncoclínicas, Dr. Aurélio Julião, o diretor da ARS Eventos e Consultoria Esportiva, Arthur Rizzi Soares, as senhoras Maria Lucy Mariano da Silva e Eulalia Santos, que deram seu depoimento sobre a causa, além de autoridades e competidores da prova.

“Outubro Rosa para as mulheres e Novembro Azul para os homens. A questão do câncer de mama e de próstata está presente e não devemos temer isso, porque todos que são diagnosticados precocemente têm uma eficácia no tratamento e cura de enorme solução”, afirmou Duarte Nogueira.

Consolidada como um dos principais eventos de Ribeirão Preto sobre a conscientização do diagnóstico precoce do câncer de mama, a 5ª edição da Corrida/Caminhada Outubro Rosa aconteceu no dia 21 de outubro, no Shopping Iguatemi Ribeirão Preto.

O secretário de Turismo destacou a importância da inclusão da corrida no calendário de eventos de Ribeirão Preto. “Além de promover a prática esportiva, promove o turismo em nossa cidade, já que atrai as pessoas para virem ao evento. Esse é um grande evento que promove o estímulo a todos da sociedade para que possamos buscar e manter nossa saúde da melhor forma possível”, disse Edmilson Domingues.

Mais de 1,8 mil pessoas, entre homens e mulheres, correram cinco quilômetros ou caminharam três quilômetros em prol da conscientização e prevenção do câncer de mama. O evento teve também um espaço exclusivo para as crianças. Desde sua primeira edição, mais de seis mil pessoas já participaram de pelo menos uma edição da prova.

Marcos Pacheco fez um comparativo sobre o esporte e o combate e prevenção do câncer de mama. “No esporte, nós temos vitórias e derrotas perante um adversário. Tem momentos em que nosso adversário é mais competente e merece mais a vitória que nós. Na vida, nós temos um inimigo muito cruel e forte e não podemos deixá-lo ser mais competente que nós. Mas como se faz isso? Sendo mais eficiente que ele, não dando a oportunidade que ele nos vença, fazendo a prevenção correta”, explicou Marcos.

O evento é uma oportunidade para chamar a atenção da sociedade ao combate do câncer de mama, além de ressaltar a importância da prática de atividades físicas para a prevenção de diversos tipos de tumor, além do ganho em qualidade de vida.

“Conseguimos com o apoio da prefeitura de Ribeirão Preto, Secretaria de Esportes, Transerp, Polícia Militar e Guarda Civil Municipal, realizar mais um evento de sucesso, onde tudo funcionou. Acredito que quando temos a iniciativa privada e o poder público atuando juntos, a gente fortalece e consegue levar para toda a sociedade uma qualidade de vida melhor”, destacou Arthur Rizzi.

O Dr. Aurélio Julião falou da importância de incluir a Corrida/Caminhada Outubro Rosa como evento oficial da cidade. “Queremos poder converter uma campanha localizada em uma campanha da comunidade, através da nossa prefeitura. Hoje, aquilo que está em nossas cabeças e nos corações de todos nós, que é a luta contra o câncer de mama, passa a ter uma dimensão maior”, concluiu.

Muito emocionada, Maria Lucy Mariano da Silva falou sobre a batalha que teve e venceu contra o câncer de mama. “[o câncer] ia fazer um estrago muito grande se eu não tivesse visto rápido. Hoje estou muito feliz, vitoriosa, mas todas as vezes que eu falo, eu só agradeço a Deus de estar aqui hoje”, afirmou Maria Lucy.

A Campanha
Outubro Rosa é uma campanha de conscientização realizada em diversos lugares durante o mês de outubro, oferecendo à sociedade e às mulheres informações sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama.

O movimento surgiu em 1990, na primeira Corrida pela Cura, realizada em Nova York, e desde então, vem sendo promovida anualmente na cidade. O nome remete à cor do laço rosa que simboliza, mundialmente, a luta contra o câncer de mama e estimula a participação da população, empresas e entidades.

“Quando estávamos na corrida [Outubro Rosa], a competição também é torcer pela vitória daqueles que estão ali porque estão superando o problema ou para evitar que ele venha a acontecer, que é o sentir maior dessa comunicação permanente que o Outubro Rosa faz de uma maneira muito virtuosa”, completou o prefeito.



Comunicar erro nesta notícia

Se você encontrou erro nesta notícia, por favor preencha os campos abaixo. O link da página será enviado automaticamente ao Mais Ribeirão Preto.


Enviar esta notícia por email



Dogus Comunicação

Sobre a Dogus Comunicação  |   Política de Privacidade  |   Receba Novidades  |   Acesse pelo Celular

Melhor Visualizado em 1200x900 - © Copyright 2007 - 2024, Dogus Comunicação. Todos os direitos reservados.