Sexta-Feira, 19 de Abril de 2024

Super Dogus - Completo

Mais lidas da semana

22/11/2012 - Ribeirão Preto - SP

Campanha Fique Sabendo 2012 marca Dia Mundial de Luta Contra a Aids




da assessoria de imprensa da Prefeitura de Ribeirão Preto

O Programa DST (Doenças Sexualmente Transmissíveis)/Aids da Secretaria da Saúde realiza de 21 a 30 de novembro a Campanha Fique Sabendo 2012 que marca o Dia Mundial de Luta Contra a Aids . Este ano, a Campanha tem como tema “Tire o peso da dúvida, faça o teste da aids” e tem por  objetivo incentivar o diagnóstico precoce da infecção pelo HIV.

Queremos identificar principalmente as populações mais vulneráveis a esta infecção, como os HSH (homens que fazem sexo com homens), usuários de drogas, população prisional, profissionais do sexo, dentre outros”, explica a enfermeira Fátima Regina de Almeida Lima Neves, coordenadora Programa. “Também é um objetivo da campanha a realização de teste em população sexualmente ativa e que nunca foi testada”, completa ela.

No Brasil, existem exames laboratoriais convencionais e os testes rápidos diagnósticos, que detectam os anticorpos contra o HIV em até 30 minutos, colhendo uma gota de sangue da ponta do dedo. “Em nosso município esses testes são realizados gratuitamente pelas Unidades de Saúde e nos Centros de Testagem e Aconselhamento (CTA). Este ano incluímos na Campanha as Unidades Prisionais”, informou ela.

Fátima Neves acrescenta que em todos os serviços de saúde, além da coleta e da execução dos testes, há um processo de aconselhamento, antes e depois, para facilitar a correta interpretação do resultado pelo paciente.

Além do teste de diagnóstico do HIV, a Secretaria da Saúde também vai disponibilizar o teste para Sífilis que é uma das doenças sexualmente transmissíveis mais prevalentes na população sexualmente ativa.

As nossas estratégias de divulgação, tratam de mensagens de promoção ao diagnóstico de HIV e sífilis, com base nos direitos humanos e no combate ao estigma e preconceito. Garantimos a facilidade de acesso ao diagnóstico com sigilo, ética e confidencialidade do resultado diagnóstico”, ressalta a enfermeira.

Aids - Ribeirão Preto, é um dos municípios com mais de 50 mil  habitantes da região sudeste que mais diminuiu a incidência de casos de Aids, no período histórico de 2000 a 2011. Mais informações estão disponíveis no sitewww.ribeiraopreto.sp.gov.br / Secretaria da Saúde.

CTA – Centos de Testagem e Aconselhamento

Centro de Referência DST/Aids Dr. José Roberto Campi
Rua Abílio Sampaio, 637
Fone: 3914-1511 / 3914-1512

CTA "Alexander Fleming" - Simioni
Rua Antonio Augusto de Carvalho, 672
Fone: 3974-8822

CTA Castelo Branco
Rua Dom Luis do Amaral Mousinho, 3.300
Fone: 3627-8488



Comunicar erro nesta notícia

Se você encontrou erro nesta notícia, por favor preencha os campos abaixo. O link da página será enviado automaticamente ao Mais Ribeirão Preto.


Enviar esta notícia por email



Dogus Comunicação

Sobre a Dogus Comunicação  |   Política de Privacidade  |   Receba Novidades  |   Acesse pelo Celular

Melhor Visualizado em 1200x900 - © Copyright 2007 - 2024, Dogus Comunicação. Todos os direitos reservados.