Sexta-Feira, 26 de Abril de 2024

Super Dogus - Gratuito

Mais lidas da semana

10/11/2017 - Ribeirão Preto - SP

Câmara Federal aprova criação do Cadastro Nacional de Pessoas Desaparecidas




da assessoria de imprensa da Prefeitura de Ribeirão Preto

Projeto é de autoria do então deputado federal e atual prefeito de Ribeirão Preto, Duarte Nogueira 

A Câmara dos Deputados aprovou nesta quinta-feira, 9 de novembro, o projeto de lei 6699/09, do então deputado federal e atual prefeito de Ribeirão Preto, Duarte Nogueira, que cria o Cadastro Nacional de Pessoas Desaparecidas e institui uma política nacional de busca dos desaparecidos. O projeto foi apresentado ainda no primeiro mandato do deputado, em 2009.

Duarte Nogueira disse que a aprovação do cadastro é um avanço para o Brasil. “As causas do desaparecimento de pessoas no Brasil ainda são pouco compreendidas, pela falta de estatísticas precisas”.

Estima-se que os desaparecimentos somem 45 mil pessoas por ano. Muitos se resolvem em pouco tempo, porque são fugas voluntárias. “No entanto, cerca de 15% dos casos permanecem sem solução. Essa quantidade de ocorrências insolúveis é elevada, o que justifica a criação do cadastro", avalia o autor do projeto.

“Tudo que fazemos na vida, produzimos reflexos. Nesse caso o resultado será muito positivo, porque será possível ajudar a encontrar as pessoas desaparecidas. Essa é mais uma forma de levar esperança a milhares de famílias que sofrem com o desaparecimento de pessoas queridas”, disse Duarte Nogueira.

A proposta, aprovada de forma simbólica, agora será encaminhada para apreciação do Senado. No cadastro, deverá conter fotos e características físicas dos desaparecidos, além de formas de contato com os familiares ou responsáveis.

Ainda pela lei, todos os casos de desaparecimento registrados nas delegacias devem ser encaminhados pelas secretarias de segurança pública dos estados ao cadastro.

A União será responsável pela manutenção do cadastro, enquanto os estados e municípios participarão mediante instrumentos de cooperação a serem celebrados, os quais deverão definir a forma de acesso às informações e o processo de atualização e validação dos dados.

Os custos deverão ser bancados pelo Fundo Nacional de Segurança Pública.

Ao encaminhar a votação do projeto de lei, representando a bancada do PSDB, o deputado federal Lobbe Neto, parabenizou o autor da proposta.

“Quero cumprimentar o nosso ex-deputado e prefeito de Ribeirão Preto, Duarte Nogueira que iniciou esse projeto tão importante que é o Cadastro das Pessoas Desaparecidas, o PSDB vota sim”.

 



Comunicar erro nesta notícia

Se você encontrou erro nesta notícia, por favor preencha os campos abaixo. O link da página será enviado automaticamente ao Mais Ribeirão Preto.


Enviar esta notícia por email



Dogus Comunicação

Sobre a Dogus Comunicação  |   Política de Privacidade  |   Receba Novidades  |   Acesse pelo Celular

Melhor Visualizado em 1200x900 - © Copyright 2007 - 2024, Dogus Comunicação. Todos os direitos reservados.