Quinta-Feira, 25 de Abril de 2024

Super Dogus - Gratuito

Mais lidas da semana

3/9/2012 - Ribeirão Preto - SP

Aluno do Mousinho vence concurso de redação e ganha notebook do projeto Trabalho Justiça e Cidadania




da assessoria de imprensa da Prefeitura de Ribeirão Preto

Projeto é desenvolvido pela Associação dos Magistrados da Justiça do Trabalho da 15ª Região nas escolas municipais de Ribeirão Preto com o objetivo de difundir noções do Direito do Trabalho, Direitos Fundamentais e Ética junto aos alunos

Aluno da 7ª série C da Emefem Dom Luís do Amaral Mousinho, Guilherme Galdino, foi o vencedor do concurso de redação promovido pelo projeto “Trabalho, Justiça e Cidadania”. O estudante ganhou um notebook como prêmio na manhã desta sexta-feira, 31 de agosto, em cerimônia realizada no auditório do Fórum Trabalhista de Ribeirão Preto.

Acompanhado dos pais, professoras de História, diretora escolar e da secretária da Educação, Débora Vendramini, o aluno leu um trecho do texto vencedor, sobre “A importância do Voto para a Democracia Brasileira”, para um grupo de juízes do Trabalho que acompanhava a premiação.

O projeto “Trabalho, Justiça e Cidadania” é desenvolvido pela AMATRA XV (Associação dos Magistrados da Justiça do Trabalho da 15ª Região) nas escolas municipais de Ensino Fundamental de Ribeirão Preto desde o ano passado.

Lançado em novembro de 2011, o projeto envolve alunos das Emefs Alcina dos Santos Heck, CAIC Antonio Palocci, Dercy Célia Seixas Ferrari, Maria Ignez Lopes Rossi, Dom Luis do Amaral Mousinho, Paulo Monte Serrat e Geralda de Souza Espin. 

O objetivo do programa é difundir noções de Direito do Trabalho, Direitos Fundamentais e Ética nas escolas, contribuindo para a conscientização dos cidadãos e democratização do Poder Judiciário. Além disso, tem como meta esclarecer questões sobre a estrutura e funcionamento da Justiça do Trabalho, Justiça Estadual e Federal, Ministério Público do Trabalho, Promotoria da Infância e Juventude, serviços de assistência judiciária gratuita e organização sindical.

Para isso, o programa emprega como metodologia a capacitação de professores; desenvolvimento dos temas pelos professores nas respectivas disciplinas escolares, palestras dos Juízes do Trabalho aos alunos, e visitas institucionais dos alunos aos Fóruns.

No dia 15 de junho, cerca de 40 alunos da rede municipal de ensino foram recebidos pela juíza Amanda Barbosa, uma das responsáveis pela execução do projeto cidade, no Fórum Trabalhista de Ribeirão Preto. Os estudantes conheceram as instalações e funcionamento da instituição e também participaram da simulação de uma audiência trabalhista interpretando os papéis de juiz, advogados e partes do processo.



Comunicar erro nesta notícia

Se você encontrou erro nesta notícia, por favor preencha os campos abaixo. O link da página será enviado automaticamente ao Mais Ribeirão Preto.


Enviar esta notícia por email



Dogus Comunicação

Sobre a Dogus Comunicação  |   Política de Privacidade  |   Receba Novidades  |   Acesse pelo Celular

Melhor Visualizado em 1200x900 - © Copyright 2007 - 2024, Dogus Comunicação. Todos os direitos reservados.