Sexta-Feira, 26 de Abril de 2024

Super Dogus - Completo

Mais lidas da semana

20/2/2018 - Ribeirão Preto - SP

Abastecimento de medicamentos na rede muncipal chega a 98%




da assessoria de imprensa Prefeitura de Ribeirão Preto

Dos 350 itens oferecidos, apenas sete estão em falta,o que representa 2%; número é o menor dos últimos quatro anos 

Levantamento feito pela Secretaria Municipal da Saúde mostra que o número de de itens oferecidos nas 43 farmácias da rede pública de saúde de Ribeirão Preto é o maior dos últimos quatro anos. O índice é de 98%, o que significa a oferta de 343 itens dos 350 previstos para fornecimento. É o maior índice desde 2014.

A responsável pela Divisão de Farmácia e Apoio Diagnóstico, Lúcia Helena Terrenciani Rodrigues Pereira, esclarece que dos sete itens que faltam, três têm similares que são oferecidos aos pacientes, três estão com problemas de  licitação e um deles não está mais no mercado e a Secretaria da Saúde busca sua substituição.

O estudo feito pela Divisão de Farmácia e Apoio Diagnóstico, órgão ligado à Secretaria, mostra que a relação de faltas no período foi de 9,5% em 2015, chegou a 18,5% em 2016 e atingiu 40% no primeiro semestre de 2017, caindo para 6,5% no segundo semestre.

O principal motivo para a ausência dos medicamentos, aponta o estudo, é pontual, a não conclusão de licitações que são frustradas ou fracassadas. Isso ocorre quando o valor ofertado pelo fornecedor está acima do valor estimado a ser pago pela prefeitura, o que inviabiliza a efetivação da compra.

“A prefeitura sofria muito com licitações frustradas por conta da falta de credibilidade junto aos fornecedores que tinham medo de não receber, por isso aumentavam seus preços. Mas percebemos que isso está acabando, haja visto que esse número caiu”, disse Lúcia Helena.

No ano passado,  de 16 itens em falta, dez deles foram por causa de licitações frustradas ou fracassadas.   

Ela avalia que essa confiança está sendo restabelecida, por conta da postura austera adotada pela atual administração, com os acordos propostos, prazos sendo cumpridos e pagamentos em dia.

“O objetivo da Secretaria Municipal da Saúde é  garantir o fornecimento de todos os medicamentos na rede pública de saúde. Eenfrentaremos e transporemos todos os obstáculos, mesmo os que fogem momentaneamente do nosso controle para suprir as necessidades da população”, disse o Secretário Municipal da Saúde, Sandro Scarpelini.

 



Comunicar erro nesta notícia

Se você encontrou erro nesta notícia, por favor preencha os campos abaixo. O link da página será enviado automaticamente ao Mais Ribeirão Preto.


Enviar esta notícia por email



Dogus Comunicação

Sobre a Dogus Comunicação  |   Política de Privacidade  |   Receba Novidades  |   Acesse pelo Celular

Melhor Visualizado em 1200x900 - © Copyright 2007 - 2024, Dogus Comunicação. Todos os direitos reservados.