Quarta-Feira, 24 de Abril de 2024

Super Dogus - Gratuito

Mais lidas da semana

6/11/2012 - Ribeirão Preto - SP

3º Festival Nacional de Teatro de Ribeirão Preto segue com Mostra Panorama até quinta-feira




da assessoria de imprensa da Prefeitura de Ribeirão Preto

Nesta terça-feira, a ‘Panorama’ apresenta o espetáculo “Lesados”, na Casa das Artes

 

O 3º Festival Nacional de Teatro de Ribeirão Preto continua a todo vapor promovendo uma grande efervescência cultural em vários espaços artísticos da cidade. Além de ter se tornado Nacional nesta terceira edição, outra novidade é a ‘1ª Mostra Panorama Zero 16’, onde desde o dia 1º apresenta vários espetáculos somente de grupos de teatro locais.

O ator e diretor Flavio Racy, integrante do Movimento Teatreiros, explica que a ‘Mostra Panorama’ é organizada diretamente pelo movimento teatreiros da cidade. “Com o compromisso de continuar como nas edições anteriores, mostrando para a cidade o que produzimos de arte em Ribeirão Preto”, completa.

A ‘Mostra Panorama’ segue até o dia 8 com espetáculos como “Roda Gigante” (Cia. Tertúlia), “Lesados” (Ribeirão em Cena) e “Willi in propriedade” (Cia. A DitaCuja), entre outros, que se apresentam em vários espaços como o Casa das Artes, TPC, A Coisa e Parque Maurílio Biagi.

No domingo a noite, dia 4, a estudante de teatro, Amanda Parolim Leite, esteve na ‘Panorama’, assistindo ao espetáculo “Dos Pés Feridos aos Pés Alados”, do grupo NIT – Núcleo de Investigação Teatral. “Acho muito importante realizar um Festival como esse, que melhora e destaca a cultura na cidade e sendo gratuito, acho que incentiva mais ainda o acesso das pessoas à arte, podendo até tornar uma boa rotina, ir ao teatro”, disse Amanda.

João Paulo Praes Bogar é estudante e também assistiu ao mesmo espetáculo que Amanda. “Sempre acompanho a área teatral na cidade, porque gosto muito. Acho que o Festival acontece em vários lugares, é muito positivo para o público e para os grupos de teatro que podem se entrosar ainda mais. Pretendo ir a muitos outros espetáculos durante todo o Festival”, comenta João Paulo.

Para a secretária municipal da Cultura, Adriana Silva, chegar na 3ª edição com a abertura para a participação de grupos de todo o Brasil, é um crescimento muito positivo para o Teatro de Ribeirão Preto. “Conseguir manter a sequência é uma vitória para a cidade. A Comissão Julgadora foi bastante criteriosa e, segundo eles, o resultado está à altura de festivais mais antigos no Brasil. Teremos três grandes espetáculos convidados, com apresentações sem bilheteria, e que viabilizará a participação de todos”. Ainda segundo ela, além dos espetáculos, no período do festival, o debate sobre a arte “será contínuo e isso colabora com o fortalecimento do movimento teatreiro da cidade”.

O Festival – Realização da Secretaria Municipal da Cultura, juntamente com o Movimento Teatreiros de Ribeirão Preto, patrocínio da Vivo, por meio do Programa Cultural Vivo EnCena e Centro Universitário Moura Lacerda.

Nessa terceira edição, as apresentações, oficinas e debates, acontecerão em vários espaços culturais da cidade, como Teatro Municipal, Teatro Minaz, Moura Lacerda, Teatro do Sesi, Sesc, Theatro Pedro II e Centro Cultural Palace. Todo o Festival tem entrada gratuita, sendo necessário retirar os ingressos uma hora antes, nos locais das apresentações.

Espetáculos selecionados – Cia. Eucasquatro (Santo André-SP): "Sobre Pedras e Flores – Uma Metáfora sobre o Amor", Circe (Piraçaí-SP): “Yaguaretéa,  Cia. do Estômago Brasileira de Teatro (Ribeirão Preto-SP): “A.B.Ismo”, Fabiana Silva Martins (Ribeirão Preto-SP): “Alexandre Entre Xiquesxiques e Mandacarus”, Cortejo Teatro e Cia (Três Rios-RJ): “Uma História Oficial”, Cia. Andante (Itajaí-SC): “Espia Só! Teatro lambe-lambe, Quase9 Teatro (São José dos Campos-SP): “Encontro de Dois”, Coletivo de Artes Cênicas (Jacareí-SP): “Os Cavalos Refugam Perante o Abismo”.

Após os espetáculos selecionados, haverá debate com Ruy Filho, dramaturgo e diretor da Cia. de Teatro Antro Exposto e Miguel Anunciação, jornalista, cobrindo há mais de 15 anos grandes Festivais de Teatro por todo o país e já recebeu prêmios por sua atuação na área cultural.

Espetáculos convidados – Dois virão por intermédio do Programa Cultural Vivo EnCena: “Camille e Rodin” e o infantil “Meio Lá, Meio Cá” (apoio do ProAC).   O espetáculo “O Homem, A Besta e A Virtude”, com patrocínio da Pirelli, Pneuac e Campneus e com o apoio do ProAC e no seu elenco está a atriz ribeirão-pretana Débora Duboc.

Mais informações no blog do festival –http://festivaldeteatroribeiraopreto.blogspot.com.br – ou pelo fone (16) 3636-1206, nos ramais 226 e 230. Um folder com toda a programação do Festival já está sendo distribuído em vários locais da cidade.


Programação da “Panorama Zero 16”

*O valor do ingresso é “Pague quanto quiser”, para quem puder colaborar com o Movimento Teatreiros.
Dia 6, às 20h: “Lesados” (Ribeirão em Cena) – Casa das Artes – Av. Caramuru, 1.516
Dia 7, às 20h: “Willi in propriedade” (Cia.A Dita Cuja) – Telhado Cultural – Rua Álvares Cabral, 469 – 6ºandar
Dia 08, às 21h: Leitura de textos curtos – A Coisa – Rua Amador Bueno, 1.300



Comunicar erro nesta notícia

Se você encontrou erro nesta notícia, por favor preencha os campos abaixo. O link da página será enviado automaticamente ao Mais Ribeirão Preto.


Enviar esta notícia por email



Dogus Comunicação

Sobre a Dogus Comunicação  |   Política de Privacidade  |   Receba Novidades  |   Acesse pelo Celular

Melhor Visualizado em 1200x900 - © Copyright 2007 - 2024, Dogus Comunicação. Todos os direitos reservados.