Terça-Feira, 16 de Abril de 2024

Super Dogus - Completo

Mais lidas da semana

23/1/2013 - Ribeirão Preto - SP

21º Encontro Nacional de Folia de Reis será domingo, dia 27, com o tema




da assessoria de imprensa da Prefeitura de Ribeirão Preto

Um dos mais tradicionais eventos de cultura popular da cidade, de muita religiosidade, devoção e fé, o 21º Encontro Nacional de Folia de Reis será no próximo domingo, dia 27, na Praça José Rossi, no bairro Vila Virgínia. Realizado pela Secretaria Municipal da Cultura, em parceria com a ONG Transformar, o Encontro deste ano terá como tema “Paz na Humanidade” e ainda homenageará Nossa Senhora Aparecida, a Padroeira do Brasil.

Segundo a coordenadora do evento, Ana Paula Fernandes, são esperadas cerca de 40 Companhias de Reis de Ribeirão Preto e região, Minas Gerais, Paraná, entre outros. “Durante todo o Encontro as pessoas renovam e reforçam a sua fé e muitas se emocionam com a missa, a encenação dos Reis Magos e as apresentações e músicas das Companhias”, completa Paula.

A presidente da Comissão do Encontro deste ano é Carmem Luiza Rezende, a Carminha, que durante muitos anos, trabalhando na Secretaria da cultura, coordenou a Folia de Reis na cidade. “A expectativa para mais este Encontro de Folia de Reis é muito boa e estou muito feliz em poder ajudar. Espero que o público sinta muita alegria, emoção e possa fortalecer a sua fé durante o Encontro”, disse Carminha.

Cadastramento - Nesta quarta-feira, dia 23, é o último dia para os ambulantes interessados em comercializarem seus produtos no evento, se inscreverem das 9 às 16h. Mais informações na sede do Departamento de Fiscalização Geral, localizado na rua Laguna, 1.246, ou ainda pelos telefones (16) 3618-7661 e 3618-5357.

Folia de Reis – É um festejo de origem portuguesa ligado às comemorações do culto católico do Natal, trazido para o Brasil ainda nos primórdios da formação da identidade cultural brasileira, e que ainda hoje se mantém vivo nas manifestações folclóricas de muitas regiões do país. Ela apresenta um caráter profano religioso, fazendo parte do ciclo natalino, quando se realizam as comemorações do nascimento de Jesus com várias festividades, ou festejos populares como: Congados, Folia de Reis, Império do Divino, Reinado do Rosário e Pastorinhas.

Programação:

8h: Celebração da Santa Missa com a comunidade da igreja Santa Maria Goreti, na Praça José Rossi.

Após a missa, acontece o hasteamento das Bandeiras de Nossa Sra. Aparecida (padroeira do Brasil), São Sebastião (padroeiro da cidade) e de Santos Reis (padroeiro da festa)

Após o hasteamento, inicia-se a apresentação/cantoria das Companhias de Reis.

14h: homenagem à Nossa Sra. Aparecida

16h: encenação dos Reis Magos, do Centro Cultural Arco-Íris, dirigida pelo professor Osmani de Oliveira

Após a encenação, dá-se continuidade a apresentação das Companhias de Reis. O encerramento do evento está previsto para as 21h30.



Comunicar erro nesta notícia

Se você encontrou erro nesta notícia, por favor preencha os campos abaixo. O link da página será enviado automaticamente ao Mais Ribeirão Preto.


Enviar esta notícia por email



Dogus Comunicação

Sobre a Dogus Comunicação  |   Política de Privacidade  |   Receba Novidades  |   Acesse pelo Celular

Melhor Visualizado em 1200x900 - © Copyright 2007 - 2024, Dogus Comunicação. Todos os direitos reservados.