26/03 - Mogiana Jazz Band

Local: Theatro Pedro II


O material musical a ser utilizado neste concerto encontra-se no livro “ Pixinguinha na Pauta” que foi editado pelo Instituto Moreira Salles e coeditado pela Imprensa Oficial do Estado de São Paulo.

As partituras reunidas nesta edição especial (duas delas de músicas inéditas do próprio compositor) trazem para o público um lado ainda pouco conhecido de um dos mais importantes nomes da música brasileira, o Pixinguinha como arranjador.

Entre as décadas de 1940 e 1950, Pixinguinha trabalhou como diretor musical do programa O Pessoal da Velha Guarda, transmitido pela Rádio Tupi e apresentado por Almirante. O programa evocava o rico cenário musical do final do século XIX e início do século XX, período em que se construiu a identidade da música popular brasileira. Com um clima saudosista, trazia aos ouvintes arranjos de Pixinguinha tanto para composições mais antigas – de Chiquinha Gonzaga, Ernesto Nazareth, Mário Álvares, Paulino Sacramento, entre outros – como para obras de compositores contemporâneos desta época, como Jacob do Bandolim e o próprio Pixinguinha, que dialogavam com a sonoridade típica daquele momento peculiar em que conviviam ritmos como a polca, o tango, o maxixe, a valsa, a marcha e o schottisch.

Esta é uma grande oportunidade para conhecer esta importante produção musical brasileira.

Realização da Fundação D. Pedro II, Grupo Pró-Música e USP (Departamento de Música da FFCLRP-USP e  Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária)