Domingo, 28 de Fevereiro de 2021

Lucas Pelisari

Lucas W. Pelisari é escritor, formando em Investigação Forense e Perícia Criminal. Cursa Direito e atua profissionalmente no marketing. Sua especialidade é empreendedorismo e marketing digital.

Ver todas as colunas

Como começar a empreender desde jovem



Muitas pessoas querem se tornar empreendedoras e lançar seu próprio negócio, mas como começar a empreender desde jovem? Aliás, por que essa é uma boa opção?

 

Por mais que muitas pessoas querem ter o seu próprio negócio, são poucas as que realmente dão o salto necessário para fazer isso. 

 

Afinal, não basta apenas ter vontade de empreender, é importante saber que terão momentos mais fáceis e alguns mais difíceis. 

 

Por exemplo, é fundamental saber como empreender na crise para que o seu negócio possa sobreviver ao passar por um momento difícil. 

 

Porém, uma das principais razões para que pessoas deixem o sonho de empreender de lado é o pensamento de "É tarde demais".

 

À medida que as pessoas envelhecem, tendem a enfrentar várias dificuldades que podem desencorajá-las de iniciar uma empresa. 

 

Neste artigo, listamos alguns motivos pelos quais você deve buscar o empreendedorismo ainda jovem e como começar a fazer isso. Confira! 

 

Por que você deve empreender desde jovem

Antes de conferir algumas dicas que separamos sobre como começar a empreender desde jovem, você precisa entender por que deve fazer isso. 

 

Aqui estão alguns dos motivos pelos quais as pessoas devem considerar ter o seu próprio negócio quando ainda são jovens.

Lucros de longo prazo

Se você abrir uma empresa muito jovem, poderá se beneficiar dos retornos por um período mais longo. 

 

Digamos que você comece uma empresa agora. Ela cresce e se torna um grande sucesso daqui a dez anos. 

 

Os lucros a longo prazo que você obtém nesse caso são consideravelmente maiores do que se você iniciasse sua empresa no final dos 40 anos.

Motivação e energia

Tornar-se empresário é difícil. Uma empresa exige muito trabalho e foco. No entanto, à medida que as pessoas envelhecem, tendem a apresentar um declínio de energia e motivação. 

 

Assim, você deve começar seu negócio quando ainda for jovem e estiver entusiasmado com sua ideia.

Os jovens são mais adaptáveis

Os jovens não foram expostos ao mundo profissional tanto quanto os mais velhos. Eles estão, portanto, menos comprometidos com certas regras e normas e são muito mais flexíveis. 

 

Por exemplo, é mais provável que um jovem empreendedor identifique e implemente tecnologia útil em seu negócio. 

 

Você não ficará tão à vontade com a tecnologia de amanhã quanto está com a tecnologia de hoje. Então, a hora de atacar é agora.

A capacidade de assumir riscos

Os jovens podem assumir mais riscos e suportar os efeitos desses riscos muito mais do que os mais velhos. Falando de forma realista, as empresas podem voar ou fracassar. 

 

Neste último caso, os jovens têm mais tempo para compensar o dinheiro perdido. Além disso, se você tentar o empreendedorismo e perceber que esse caminho não é para você, poderá facilmente mudar de carreira.



Dicas para quem deseja empreender desde jovem 

Aqui estão algumas dicas muito importantes e que poderão ajudar quem deseja empreender desde jovem. 

 

1. Encontre sua paixão

As startups de maior sucesso são fundadas por pessoas que são apaixonadas pelo que fazem. Então, quais são suas paixões? 

 

Se você quer se tornar um empreendedor, mas não sabe por onde começar, encontrar a sua paixão é um dos principais passos para definir qual será o seu negócio.

 

Quer você adore canoagem ou música, as coisas em que mais se interessa podem servir como uma grande fonte de inspiração para ideias empreendedoras. 

 

Quando você baseia suas ideias em algo que realmente ama, você fica mais focado e motivado. Melhor ainda, você trará seu próprio conhecimento e experiências pessoais - ingredientes essenciais que podem ajudá-lo a encontrar um ângulo único que o ajude a ter sucesso.

2. Conheça o seu mercado

A falta de compreensão do seu mercado é um dos principais motivos do fracasso de novos negócios.

 

Se você deseja alguma chance de sucesso, deve pesquisar exaustivamente seu mercado-alvo antes de lançar seu negócio. 

 

Isso o ajudará a identificar atributos importantes, como faixa de preço e mensagens de marketing que atrairão seu público-alvo, e também se há necessidade de sua grande ideia em primeiro lugar. 

 

Quanto melhor você entender seu mercado-alvo, mais fácil será evitar falhas e possíveis problemas.

3. Otimize seu conhecimento de negócios

Você pode ser apaixonado por sua grande ideia, mas essa energia criativa não é suficiente. 

 

Negócios de sucesso requerem mais do que um produto inovador; eles também exigem uma equipe competente para gerenciar finanças, operações, fabricação, marketing e todas as outras coisas que entram na produção e venda de um produto. 

 

Aproveite o tempo para melhorar o seu conhecimento em negócios e procure pessoas com ideias semelhantes que possam se juntar à sua equipe e compensar suas deficiências. 

 

Ao prestar tanta atenção ao lado comercial das coisas quanto ao criativo, você lançará as bases para uma empresa que irá crescer e durar durante muito tempo. 

Conclusão

Empreender é o grande sonho de muitas pessoas, mas nem todas elas tomam as atitudes necessárias para alcançar este objetivo. 

 

Quando se é jovem, existem diversas vantagens em já começar a empreender. 

 

Claro, isso não quer dizer que pessoas mais velhas não sejam capazes de criar seu próprio negócio, pelo contrário. Elas são totalmente capazes e podem criar empresas de grande sucesso. Não existe uma idade certa para se tornar empreendedor. 

 

Porém, se você é jovem e já pensa em empreender, a hora é agora! Aproveite todas as vantagens que tem ao seu favor e arrisque-se! 

 












Dogus Comunicação

Sobre a Dogus Comunicação  |   Política de Privacidade  |   Receba Novidades  |   Acesse pelo Celular

Melhor Visualizado em 1200x900 - © Copyright 2007 - 2021, Dogus Comunicação. Todos os direitos reservados.