Quinta-Feira, 25 de Abril de 2024

Super Dogus - Completo

Mais lidas da semana

25/9/2014 - Ribeirão Preto - SP

Trabalho desenvolvido pelo Controle de Vetores é premiado como experiência exitosa




da assessoria de imprensa da Prefeitura de Ribeirão Preto

Levantamento de animais domésticos no município foi realizado conjuntamente com a prevenção à dengue

A equipe da Secretaria da Saúde mais uma vez foi premiada por trabalho realizado. Desta vez, foi a equipe da Divisão de Controle de Vetores do Departamento de Vigilância em Saúde e Planejamento que realizou o “Levantamento Populacional de Cães e Gatos domiciliados e semi-domiciliados em Ribeirão Preto”.

O trabalho foi apresentado no VII Dia Mundial contra a Raiva”, realizado no Centro de Convenções Rebouças, em São Paulo, no último dia 22 e foi premiado como “Experiência Exitosa”. O evento contou com a participação de vários municípios do Estado de São Paulo, além de representantes dos estados do Espírito Santo, Bahia e Paraná.

Segundo a diretora do departamento, Maria Luiza da Silveira Santa Maria, o levantamento foi realizado pelos agentes de controle de vetores, no período de agosto de 2012 a agosto de 2013. “O levantamento foi incorporado às atividades casa a casa durante o trabalho de controle a dengue”, explicou ela.

Durante esse período foram vistoriados 230.049 imóveis que representam 88,5% dos imóveis existentes no município. Foi constatado que existem 0,33% de cães e 0,06% de gatos, por imóvel. “No total foram registrados 91.414 animais no município”, disse a diretora.

O resultado apontou que existem 76.636 cães (34.824 machos e 41.812 fêmeas), 14.778 gatos (7.206 machos e 7.572 fêmeas). Desse total, 85,44% dos animais são vacinados, 23,95 são castrados e 86,05% são domiciliados.

O VII Dia Mundial contra a Raiva discutiu temas como: “Área livre de raiva canina”, “Raiva animal e humana”, “Raiva em Animais Silvestres”, “Perspectivas para o Futuro”, entre outros.

Participaram do evento Maria Luiza da Silveira Santa Maria, diretora do Departamento; Ana Alice Castro e Silva, chefe da Divisão de Vigilância Epidemiológica; Maria Lúcia Biagini, chefe da Divisão de Controle de Vetores; a enfermeira Marisa Gonçalves Salvador Silva, e os coordenadores de campo Regina Euzébio Abadia, André Luis Garcia Sanches, Tairone Power Gonçalves, Roberta D´Angelo Azevedo e Rodrigo Rossato Paschoalin.



Comunicar erro nesta notícia

Se você encontrou erro nesta notícia, por favor preencha os campos abaixo. O link da página será enviado automaticamente ao Mais Ribeirão Preto.


Enviar esta notícia por email



Dogus Comunicação

Sobre a Dogus Comunicação  |   Política de Privacidade  |   Receba Novidades  |   Acesse pelo Celular

Melhor Visualizado em 1200x900 - © Copyright 2007 - 2024, Dogus Comunicação. Todos os direitos reservados.