Quinta-Feira, 18 de Abril de 2024

Super Dogus - Gratuito

Mais lidas da semana

6/12/2016 - Ribeirão Preto - SP

Teste rápido detecta portadores de HIV




Das 63 pessoas que fizeram o teste no dia 1º de dezembro, três foram positivos

A equipe do Programa Municipal DST/Aids e Hepatites Virais da Secretaria da Saúde realizou na quinta-feira, dia 1º de dezembro, atividades de promoção à saúde e prevenção a doença em comemoração o Dia Mundial. Durante a atividade, 63 pessoas fizeram o teste rápido para detecção do HIV, que utiliza Fluído Oral, com comprovada eficácia e que não utiliza o sangue na sua primeira amostra.

“Três delas tiveram resultado positivo. Agora, elas foram encaminhadas às unidades de saúde para confirmação de diagnóstico e início do tratamento”, afirmou a enfermeira Lis Neves, coordenadora do Programa Municipal DST/Aids e Hepatites Virais da Secretaria da Saúde. Os profissionais também distribuíram folders educativos, e 1.700 preservativos e outros insumos de prevenção.

Esta ação faz parte da Campanha Fique Sabendo 2016, que tem a finalidade de ampliar o acesso aos testes de HIV e Sífilis, realizar diagnóstico precoce, levando os exames para perto das pessoas, oferecer à população sexualmente ativa e que nunca realizou teste na vida, acessar e sensibilizar populações mais vulneráveis, tratar os usuários diagnosticados com sífilis e encaminhar para tratamento todos os usuários diagnosticados com HIV.

Em Ribeirão Preto, a campanha teve início no dia 24 de novembro em todas as unidades de saúde da rede municipal. Todas as equipes das unidades de saúde realizaram atividades preventivas como palestras e distribuição de folders, além de visitas a empresas.

No dia 26 de novembro, a equipe do Programa, juntamente com o Dr. Móvel, também esteve na Praça XV de Novembro, realizando atividades de prevenção. Além de distribuir material informativo e conversar sobre a doença, a equipe distribuiu cerca de 1.500 preservativos masculinos e femininos e gel lubrificante. Das 61 pessoas que fizeram o teste, um foi positivo para HIV.

Apesar da Campanha Fique Sabendo 2016 tenha se encerrado no dia 1º de dezembro, o teste rápido está disponível nas unidades de saúde da rede municipal. “Não há necessidade de passar por consulta. É só procurar pelo enfermeiro, que ele fará o teste. Quanto antes a doença for detectada, mais cedo o tratamento tem início”, ressaltou a enfermeira.



Comunicar erro nesta notícia

Se você encontrou erro nesta notícia, por favor preencha os campos abaixo. O link da página será enviado automaticamente ao Mais Ribeirão Preto.


Enviar esta notícia por email



Dogus Comunicação

Sobre a Dogus Comunicação  |   Política de Privacidade  |   Receba Novidades  |   Acesse pelo Celular

Melhor Visualizado em 1200x900 - © Copyright 2007 - 2024, Dogus Comunicação. Todos os direitos reservados.