Sexta-Feira, 19 de Abril de 2024

Super Dogus - Gratuito

Mais lidas da semana

19/11/2014 - Ribeirão Preto - SP

Ribeirão Preto contará com motolâncias para atendimentos do Samu




da assessoria de imprensa da Prefeitura de Ribeirão Preto

Três motos serão utilizados pelo Samu. Um delas será destinada à reserva técnica.

Está confirmado para a manhã desta quarta-feira, dia 19, a entrega de três motolâncias para o Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência). A entrega será às 9h30 no pátio do Fundo Social de Solidariedade. Segundo o médico Marcelo Dinardi, coordenador do Samu, as motolâncias são equipadas com desfibriladores e cilindros de oxigênio. “Duas serão destinadas ao trabalho do dia-a-dia e uma ficará como reserva técnica. Ela só entrará na escala de trabalho, caso haja algum problema com as duas que estão em uso”, completou Dinardi.

As motos serão utilizadas, principalmente, em duas ocasiões: nos horários de pico, quando terão maior agilidade para prestar os primeiros socorros e no atendimento de ocorrências, que inicialmente não são de urgência.

A equipe é formada por quatro técnicos em enfermagem que, atualmente, já compõem a equipe do Samu. “Eles atuarão com equipamento especial, como capacetes, joelheiras, luvas e cotoveleiras”, acrescenta o médico. Na semana passada, esses profissionais concluíram um curso de 120 horas realizado em São Paulo com técnicas de pilotagem em motocicleta.

Por segurança, inicialmente, o serviço funcionará apenas no período diurno. “Tomamos essa medida para diminuir o risco de acidentes com os profissionais e também para evitar furtos de equipamentos”, justificou. 

No Brasil, as motolâncias foram integradas ao Samu em dezembro de 2008 por causa da dificuldade de tráfego nos grandes centros urbanos, bem como territórios de difícil acesso. Em Ribeirão Preto o pedido das motos foi feito em 2010 ao Ministério da Saúde. “Esses equipamentos que recebemos vieram de outras cidades onde não eram aproveitadas”, acrescentou Dinardi.

Segundo o Ministério da Saúde, Ribeirão receberá R$ 14 mil mensais para o custeio das duas unidades. Entre a compra de equipamentos de segurança dos técnicos de enfermagem e de socorro às vítimas, a prefeitura desembolsou R$ 15 mil por veículo.



Comunicar erro nesta notícia

Se você encontrou erro nesta notícia, por favor preencha os campos abaixo. O link da página será enviado automaticamente ao Mais Ribeirão Preto.


Enviar esta notícia por email



Dogus Comunicação

Sobre a Dogus Comunicação  |   Política de Privacidade  |   Receba Novidades  |   Acesse pelo Celular

Melhor Visualizado em 1200x900 - © Copyright 2007 - 2024, Dogus Comunicação. Todos os direitos reservados.