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5/2/2016 - Ribeirão Preto - SP

Prefeitura revalida contrato do PAC da Mobilidade Urbana com a Caixa Federal




da assessoria de imprensa da Prefeitura de Ribeirão Preto

A Prefeita Dárcy Vera, assinou na tarde desta quinta-feira, dia 4, a revalidação do contrato das obras do PAC da Mobilidade Urbana junto a Caixa Econômica Federal. A solenidade ocorreu durante coletiva no Salão Nobre do Palácio Rio Branco. Na oportunidade, a prefeita anunciou também o desmembramento das obras do projeto que se constituirão, segundo ela, em uma herança para a cidade, uma vez que os recursos para as obras serão também utilizados nos próximos anos, depois do término do seu atual mandato.

“O legado que deixamos, não é só o que nós já fizemos e estamos fazendo, mas também esses recursos que estão sendo garantidos para a cidade. As obras serão executadas pelo próximo prefeito ou prefeita, mas o projeto de mobilidade urbana, que é fundamental para modernizar ainda mais nossa cidade, está garantido”, destacou Dárcy Vera. A prefeita também manifestou sua felicidade em poder realizar a duplicação da avenida Antônia Mugnatto Marincek, que beneficiará cerca de 80 mil pessoas no Ribeirão Verde, e agradeceu a colaboração de todos que participaram do projeto. ““Estou extremamente feliz em ter a possibilidade de realizar a duplicação da avenida e solicitei a implantação de um Terminal de Ônibus no início da Rua Emygdio Rosseto. Agradeço imensamente ao Legislativo, ao meu secretariado e aos representantes da Caixa Econômica Federal”, afirmou.

Isaac Samuel dos Reis, superintendente regional da Caixa, disse que com o desmembrando do projeto do PAC, a duplicação da avenida será a primeira obra a ser licitada, e que na sequencia, serão realizadas licitações dos projetos executivos das demais obras. “Nós estamos muito felizes, como ribeirão-pretanos que somos, pelo fato de a cidade assegurar esses recursos fundamentais para Ribeirão Preto e que estavam quase perdidos. Temos que comemorar que em uma situação econômica tão adversa, Ribeirão tenha conseguido garantir o repasse desses recursos expressivos. São investimentos que viabilizam o desenvolvimento da cidade nos próximos anos”, concluiu.

O secretário de Obras, engenheiro Abrache Fuad Abdo, reforçou a importância do projeto do PAC e da garantia dos recursos para sua execução. “Hoje a cidade tem quase um carro para habitante, talvez o maior índice nacional. Se nós não interviermos nisso a velocidade de deslocamento das pessoas vai deteriorar em 30%. Deixar só projetos de túneis, viadutos e pontes prontos não basta, o que importa é que também deixaremos os recursos para que essas obras sejam realizadas”, destacou.

Abranche explicou ainda que as licitações serão realizadas pela Lei 8.666 e que começarão imediatamente. “Inicialmente vamos licitar, nas próximas semanas a duplicação da avenida Antônia Mugnatto Marincek. Será uma obra completa com calçadas, vias pavimentadas, ciclovia, paisagismo, rampa de acessibilidade, bancos, pontos de ônibus, enfim toda avenida”, ponderou. Ele também manifestou esperança que o próximo governo realize tanto quanto a atual Administração está realizando. “Espero que os futuros governantes e futuros secretários possam fazer uma parte do que nós fizemos. Torço para isso”, reforçou.

O Vereador Capelas Novas, em nome do Legislativo, lamentou que as obras do PAC ainda não tenham sido iniciadas porque elas representam muito em termos sociais. “Infelizmente nossa cidade ainda não está recebendo esses investimentos da ordem de 310 milhões. Isso significa a perda de cerca de 5 mil empregos por mês”. Ele ainda parabenizou a prefeita pela nova conquista em benefício de Ribeirão Preto e dos ribeirão-pretanos: “Parabéns prefeita pela habilidade de conseguir a aprovação do desmembramento das obras e a revalidação do contrato”.

Mobilidade Urbana – Ribeirão Preto garantiu, com a assinatura da revitalização do contrato com a Caixa Econômica Federal, o recebimento de recursos federais que, junto com a contrapartida da Prefeitura, chegará a R$ 310 milhões. Os recursos garantem a implantação das seguintes obras:

• Corredores Estruturais de Transporte Coletivo – Implantação de 56 km de faixas exclusivas com tratamento prioritário para o transporte público, nos eixos Norte-Sul e Leste-Oeste, nas avenidas do Café, D. Pedro, Jerônimo Gonçalves, Costabile Romano, Francisco Junqueira, Castelo Branco, Saudade, Presidente Vargas e Antônia Mugnato Marincek.

• A primeira obra será a da avenida Antônia Mugnatto Marincek - Duplicação de trecho de 4 Km, com tratamento preferencial para o transporte público

• Sinalização – Implantação de sinalização ao longo dos 56 Km de corredores estruturais.

• Sinalização horizontal na estação com identificação da parada de ônibus

• Sinalização vertical ao longo do corredor com identificação de faixa preferencial ou exclusiva para ônibus

• Sinalização de restrição de estacionamento em toda a extensão de trechos prioritários para a circulação dos ônibus.

• Implantação de sinalização semafórica com prioridade à passagem do ônibus

• Terminais - Rede de terminais de integração, sendo 2 terminais na área central e uma estação especial na área central (Estação Catedral) e 8 mini-terminais de bairro. Estes equipamentos são contrapartidas do Município, através da concessão do transporte coletivo urbano.

• Abrigos e Estações – Implantação de 279 abrigos novos e padronizados nos corredores de ônibus

• Paisagismo e Mobiliário Urbano – Implantação de mobiliário urbano e Paisagismo ao longo da extensão do corredor, especialmente nas proximidades das estações.

• Calçadas e Equipamentos de Acessibilidade – Padronização das calçada em toda a extensão dos corredores estruturais e rebaixamento de guias nas travessias de pedestres que não estejam dotadas deste dispositivo.

• Infraestrutura Cicloviária – Implantação de 30 km de Ciclovia integrada à rede de transporte coletivo.

• Equipamentos visando a integração, controle e modernização do transporte público – Implantação de Central Semafórica Inteligente com prioridade para o transporte coletivo.

• Doze Obras Especiais – Construção de pontes, viadutos e túneis nos Corredores Norte-Sul, Corredores Leste-Oeste.

• Viaduto na avenida Jerônimo Gonçalves com avenida Francisco Junqueira               

• Ponte na rua José Bonifácio com o córrego Retiro Saudoso

• Ponte na rua Visconde de Inhaúma com o córrego Retiro Saudoso

• Ponte na rua Barão do Amazonas com o córrego Retiro Saudoso

• Ponte na avenida Brasil com avenida Thomaz Alberto Watelly

• Ponte na avenida Brasil com avenida Mogiana

• Ponte e duplicação da avenida Antônia Mugnato Marincek com córrego das Palmeiras

• Viaduto na avenida Antônio Diederichsen com avenida Maria de Jesus Condeixa         

• Túnel - avenida Antonio Diederichsen com avenida Presidente Vargas              

• Túnel - avenida Presidente Vargas com avenida Independência

• Transposição em nível avenida 9 de Julho com avenida Portugal e avenida Antonio Diederichisen

• Passarela entre Rodoviária e CPC

 



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