Quinta-Feira, 25 de Abril de 2024

Super Dogus - Gratuito

Mais lidas da semana

26/4/2016 - Ribeirão Preto - SP

Prefeita participa da abertura oficial da Agrishow 2016




da assessoria de imprensa da Prefeitura de Ribeirão Preto

23ª Feira Internacional de Tecnologia Agrícola em Ação movimenta Ribeirão Preto de 25 a 29 de abril; só na rede hoteleria são 1.500 empregos gerados e mais cerca de 22 mil no espaço da feira

A prefeita Dárcy Vera participou na manhã desta segunda-feira, dia 25 de abril, da abertura oficial da 23ª Feira Internacional de Tecnologia Agrícola em Ação, que acontece até 29 de abril, das 8h às 18h, na Rodovia Antônio Duarte Nogueira, Km 321. O evento contou com a presença do governador Geraldo Alckmin, do presidente da Feira, Fábio Meirelles, de ministros, secretários estaduais, deputados federais e estaduais, vereadores, prefeitos da região, entre outras autoridades do setor do agronegócio e representantes da sociedade em geral.

A prefeita Dárcy Vera ressaltou sua participação na Agrishow desde a 16ª edição, em 2009, e falou de sua alegria em poder ter registrado sua história na construção e melhoria deste evento. “Minha luta começou com o movimento “Fica Agrishow” e recebendo a autorização do governador Alckmin conseguimos manter a Feira na cidade por mais 30 anos, fomentando na cidade diversos setores. Também investimos na infraestrutura do local, ampliamos 25 Km de vias pavimentadas, desenvolvemos um trabalho de paisagismo, inclusive com canteiros floridos, instalamos sanitários de alvenaria e criamos oportunidades de créditos, levando instituições financeiras para a Feira”, explica a prefeita, afirmando que é gratificante acompanhar a evolução da Feira ao longo destes anos que vem atrelada ao significativo avanço que a agricultura e tecnologia tiveram paralelamente.

A Agrishow, segundo a prefeita Dárcy Vera, é um setor que não para, já que a agricultura é o pilar que sustenta o país, e mais ainda, aposta em Ribeirão Preto como cidade polo do Agronegócio. A prefeita também destacou a geração de emprego durante a Agrishow. Só na rede hoteleria são 1.500 empregos gerados e mais cerca de 22 mil no espaço da feira.

O governador Geraldo Alckmin falou de sua satisfação pela abertura de mais uma edição da Agrishow, evento que, segundo ele,  é exemplo de sucesso, sendo o maior na América Latina e uma das três principais feiras de tecnologia agrícola do mundo. “O agronegócio tem papel fundamental na política externa, na exportação e abastecimento do mercado interno. O setor ainda é a base da economia e o alicerce que segura o emprego”,afirmou o governador.

O presidente da Feira, Fábio Meirelles, observou o quanto o agronegócio favorece os melhores índices de produtividade e qualidade do setor. Afirmou também que a Agrishow facilita novos conhecimentos e técnicas de produção. Segundo o presidente, em 2015 a Feira registrou uma pequena queda de 30%, comparada a 2014 e mesmo assim contabilizou uma movimentação financeira de R$ 1,9 bilhão de volume de negócios.Neste ano reconhecemos e depositamos nossa confiança no homem do campo e na força da agricultura brasileira. O agronegócio, nos últimos 30 anos, representou a maior transferência de renda à população de baixa renda”,pontuou Meirelles.

Após a abertura oficial da Feira, a prefeita Dárcy Vera acompanhou o governador Geraldo Alckmin nas visitas aos estandes: OCESP – Organização das Cooperativas do Estado de São Paulo, Banco do Brasil, Programa Pro-Trator e Pró-Implemento/ Juros Zero para o Produtor Rural, Vacinação Animal e participou de entrevista coletiva, atendendo a imprensa local, regional e nacional.

Agrishow por mais 30 anos - A luta desencadeada pela prefeita Dárcy Vera, por meio do Movimento “Fica Agrishow”, em 2009, garantiu que Ribeirão Preto continue sede de uma das maiores feiras do agronegócio do mundo, fomentando na cidade diversos setores. A prefeita articulou, junto aos organizadores, autoridades, e políticos da região, encontros e até manifestações, além de encabeçar um abaixo-assinado com milhares de assinaturas pela permanência na Agrishow em Ribeirão Preto. Com isso, a Feira que estava deixando a cidade, não só ficou, como garantiu sua permanência em Ribeirão Preto por mais 30 anos, segundo acordo firmado com o Governo de Estado.

O registro dessa conquista aconteceu na edição de 2011 da Agrishow, mediante acordo de cessão da área do Estado assinado pelo governador Geraldo Alckmin. O acordo garantiu, junto à Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos (Abimaq), acionista majoritária da Agrishow, a permanência da Feira em Ribeirão, impedindo sua realização em São Carlos, como já havia sido anunciado na época.

Obstáculos - A Agrishow foi realizada, durante muitos anos, no centro de pesquisas de cana do governo paulista. Com um novo plano diretor e com a separação das áreas de pesquisa e de feira, em 2010 foi assinado um protocolo que definiu como oficial a montagem da Agrishow na Rodovia Antônio Duarte Nogueira Km 321, acordo este formalizado na Feira, em 2011.

Ediçãode 2016 – Referência entre as três principais feiras de tecnologia agrícola do mundo e maior na América Latina, a Agrishow é vitrine das mais avançadas tendências e inovações tecnológicas para o agronegócio.

A expectativa é que mais de 160 mil pessoas, de 70 países, visitem uma das maiores feiras de agronegócios da América Latina, que oferece novidades para pequenos, médios e grandes produtores. Ao todo são 440 mil m² de área que recebe visitação de público altamente qualificado, formado, em sua maioria, por produtores rurais do Brasil e do exterior.

A Agrishow conta com mais de 800 marcas em exposição, que levam inúmeras novidades em termos de máquinas, implementos agrícolas, sistemas de irrigação, acessórios, peças, entre outros produtos necessários ao aumento da produtividade do cultivo dos produtores rurais, necessário à redução dos custos e aumento da rentabilidade do agronegócio brasileiro.

Além da contribuição para adoção de inovações e novas tecnologias e para o aprimoramento de técnicas de manejo do campo, a Agrishow também tem desempenhado uma função importante para o desenvolvimento do setor, ao propiciar um ambiente favorável para negócios e, principalmente, ao estimular a divulgação de ações e reivindicações que impulsionem a evolução do agronegócio no país.

Atrações - Uma das atividades paralelas que atrairão os visitantes da Agrishow 2016 é o Núcleo de Tecnologia e Demonstração de Campo. Essas demonstrações abrangem diferentes perfis dos produtores rurais, do pequeno ao grande. Os visitantes terão a oportunidade de ver e observar produtos no campo para que possam aperfeiçoar suas atividades. As apresentações vão desde máquinas e implementos, até exposições de insumos, genética, serviços e tecnologia, envolvendo diversas fases das cadeias produtivas.

As demonstrações serão realizadas em uma área, onde estão plantadas culturas de cana, milho forrageiro, coast-cross, mombaça, milho e soja. Já as apresentações de máquinas, implementos e equipamentos ocorrerão em diferentes módulos, de acordo com o objetivo e tipo de operação que realizam dentro da agricultura e pecuária.

Esse ano, as máquinas forrageiras de milho, vagões e máquinas para ensilagem terão ênfase com apresentações no período da manhã e tarde. Nos PLOT´S - parcelas de demonstrações - haverá apresentações de insumos e tecnologias.

No projeto de ILPF será apresentado o sistema Santa Fé, além da produção de silos e também palestras que serão proferidas pelos especialistas da APTA, Emprapa e IZ (empresas participantes do projeto de ILPF). As demonstrações começam no segundo dia do evento, 26 de abril.

Durante a feira, os empresários brasileiros terão a oportunidade de se inscrever para participar da 17ª Rodada Internacional de Negócios, promovido pelo Programa Brazil Machinery Solutions (BMS), parceria entre a Abimaq e a Apex-Brasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos).

A rodada reunirá empresários brasileiros e compradores internacionais, estimulando, dessa maneira, as exportações brasileiras de máquinas e equipamentos, e fortalecendo a imagem do Brasil como fabricante de bens de capital mecânico.

Prêmio - Ainda durante a feira, será entregue um dos mais tradicionais prêmios do agronegócio brasileiro: o Deusa Ceres, premiação da Associação de Engenheiros Agrônomos do Estado de São Paulo (AEASP), que presta homenagens aos engenheiros agrônomos que se destacaram em diversas áreas.

Conhecimento, infraestrutura e sustentabilidade - A Agrishow 2016 também promove a difusão de conhecimento técnico e relevante para seus visitantes. Por esse motivo, em uma iniciativa inédita, lançou um novo canal de conteúdo exclusivo, com matérias especiais, artigos, reportagens, entrevistas e dicas em formato de e-books, além de whitepapers, infográficos e artigos técnicos de institutos parceiros, do Brasil e exterior. Para acessá-lo, basta entrar no site oficial da feira, www.agrishow.com.br, e clicar na aba “BLOG”.

Aplicativo Agrishow - Outra ferramenta importante, que ganhou novas funções, é o aplicativo da Agrishow, que permite, agora, o cadastramento do usuário, para que outros profissionais, também cadastrados, possam se comunicar com ele, por meio de mensagens, e até mesmo, agendar reuniões de relacionamento e de negócios.

Essa novidade complementa funcionalidades relacionadas à organização mais eficiente e produtiva do visitante: seleção dos estandes que pretende conhecer, traçando rotas automáticas que facilitam sua visitação, a visualização dos expositores em destaque, a marcação dos expositores como favoritos e/ou visitados, a navegação na relação completa de empresas participantes e a busca por expositor via categoria de produtos. Ano passado, o APP teve 8 mil downloads e em torno de 425 mil visualizações.

Infraestrutura - Em termos de infraestrutura, foram asfaltadas mais duas avenidas e duas ruas, no total de 25 mil metros. Para o visitante, isso representa ainda mais conforto e segurança durante sua visita à Agrishow 2016. Para os expositores, será uma oportunidade de otimizar a apresentação de seus principais lançamentos em tecnologia agrícola.

Site Sustentável - Nesta edição, o site da feira continua com o selo de Site Sustentável, organização pioneira na neutralização do CO2 emitido por websites, que tem o objetivo de levar a sustentabilidade para todos os portais e consumidores brasileiros. A página está sendo neutralizada, ao compensar a emissão de aproximadamente 50kg de CO2, por meio da plantação de árvores nativas da Mata Atlântica.

Serviço Agrishow 2016
Data: 25 a 29 de abril
Local: Rodovia  Antônio  Duarte  Nogueira, Km 321 - Ribeirão Preto (SP)
Horário: das 8h às 18h
Ingressos: Estarão à venda na bilheteria durante o evento
www.agrishow.com.br



Comunicar erro nesta notícia

Se você encontrou erro nesta notícia, por favor preencha os campos abaixo. O link da página será enviado automaticamente ao Mais Ribeirão Preto.


Enviar esta notícia por email



Dogus Comunicação

Sobre a Dogus Comunicação  |   Política de Privacidade  |   Receba Novidades  |   Acesse pelo Celular

Melhor Visualizado em 1200x900 - © Copyright 2007 - 2024, Dogus Comunicação. Todos os direitos reservados.