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21/10/2014 - Ribeirão Preto - SP

Motoristas e passageiros aprovam uso do cartão Nosso




da assessoria de imprensa da Prefeitura de Ribeirão Preto

O uso exclusivo do cartão Nosso para o pagamento da tarifa a bordo dos ônibus urbanos de Ribeirão Preto foi aprovado pelos motoristas e passageiros do transporte coletivo. Desde o último dia 11, o pagamento da tarifa em dinheiro a bordo dos ônibus foi eliminado e tem se intensificado o uso do cartão Cidadão. 

A retirada do dinheiro dos ônibus urbanos é uma importante medida que visa proporcionar mais segurança aos motoristas e usuários do transporte coletivo urbano de Ribeirão Preto.

Além de proporcionar maior segurança aos motoristas e usuários do transporte coletivo, o uso do cartão Nosso no embarque reduz o risco de acidentes no trajeto, garante maior agilidade no embarque dos passageiros, abrevia o tempo de parada no ponto e o tempo de viagem dos usuários, melhora o desempenho operacional do transporte coletivo e a regularidade do seu atendimento e, assim, torna o transporte coletivo mais atrativo à população em geral.

O motorista de ônibus Daniel José Conceição disse que a medida agradou a categoria. “Está muito tranquilo o embarque dos passageiros e a grande maioria possui o cartão”, afirmou.

“Para os motoristas, a eliminação do dinheiro para pagamento da tarifa é ótimo. Não precisamos mais nos preocupar com o troco para o passageiro e podemos ficar mais concentrados no trânsito”, comentou o motorista Roberto Lopes.

Vilson Pita também é motorista e afirma que a mudança foi para melhor. “Não estamos tendo problemas. Quando um passageiro não tem cartão para embarcar, explico a mudança, que é aceita de imediato”.

Os usuários do transporte coletivo também concordam que o pagamento da tarifa com cartão é uma excelente medida implantada em Ribeirão Preto.

“Faz pouco tempo que a mudança entrou em vigor, mas já é possível perceber a mudança. O embarque do passageiro é mais tranquilo e bem mais rápido”, ressaltou a técnica em Enfermagem, Graça Silva.

A operadora de caixa Cristiane Molina Carvalho disse que está melhor para os passageiros e motoristas.“Quem usa o transporte coletivo todo dia percebe essa melhora. Além do embarque ser muito mais rápido, o motorista não está mais estressado, afinal correm menos risco de acidentes e de assalto”.

Para colocar a medida em prática, a Transerp empresa que gerencia o trânsito e o transporte urbano de Ribeirão Preto, e o Consórcio PróUrbano, lançaram, no início do mês de junho, um Programa de Incentivo à Adesão ao Cartão Cidadão, que inclui diversas medidas. São elas:

Posto volante - Entre as medidas implantadas foi colocado em funcionamento os postos volantes de emissão do Cartão Cidadão, nos últimos três meses, que passou pelas principais regiões da cidade, incluindo a área Central, na Praça das Bandeiras.

Cartão Cidadão pela internet - Quem preferir pode ainda solicitar o Cartão Cidadão pela internet, acessando o site www.portalcidadao.prourbanorp.com.br ou www.nossoritmoribeirao.com.br

Após o cadastro no site, o Cartão Cidadão é enviado pelos Correios em três dias úteis, juntamente com um encarte contendo informações de como o usuário deverá proceder para desbloquear o cartão, o que poderá ser feito pelos sites.

Cartão Expresso - Aqueles usuários que utilizam o transporte coletivo de Ribeirão Preto eventualmente, como por exemplo, moradores de outras cidades que precisarem utilizar ônibus no município, tem à disposição um cartão específico, chamado cartão Expresso, disponibilizado nos 20 terminais de autoatendimento espalhados pela cidade.

Promoção Recarregou, Ganhou - Outra medida implantada é a Promoção “Recarregou, Ganhou”, que oferece ao usuário um crédito grátis de viagem, válido aos domingos, para cada 10 créditos de viagem adquiridos de uma só vez no Cartão Cidadão.

Campanha publicitária - Para que a população fosse informada do fim do pagamento da tarifa em dinheiro, foi criada uma campanha publicitária para divulgação de todas as ações.

Ampliação dos postos de recarga - Ainda no Programa de Incentivo à Adesão ao Cartão Cidadão está a ampliação do número de postos de recarga de créditos do Cartão Cidadão, de 250 para 400. Todos os postos de recarga passam a emitir o Cartão Cidadão.

O usuário pode conferir os endereços de todos os postos de recarga no site www.nossoritmoribeirao.com.br, no ícone Postos de Recarga / Rede Ponto Certo.

Terminais de autoatendimento - Quem precisar fazer a recarga do Cartão Cidadão também tem a opção de 20 terminais de autoatendimento, localizados em pontos estratégicos da cidade. Nos terminais o usuário pode recarregar o cartão em dinheiro e cartão de débito. A recarga mínima é de R$ 3.

Ampliação do horário de atendimento - Além disso, houve a ampliação do horário nos postos de atendimento do Terminal RibeirãoShopping e do Hospital das Clínicas e o início de funcionamento do posto de atendimento da Estação Rodoviária, todos com horário de funcionamento entre 5h e 24h.

Utilização de saldo negativo - Outra ação dentro do Programa de Adesão ao Cartão Cidadão é a utilização de saldo negativo de 1 crédito de viagem, no Cartão Cidadão, para uso em situações emergenciais.

Controle de demanda de passageiros – Também foi implementado o controle da demanda de passageiros no modal alimentador, mediante utilização de qualquer categoria de cartão eletrônico.

Quem ainda não tem o cartão Cidadão – O usuário de ônibus de Ribeirão Preto que ainda não adquiriu o cartão Cidadão tem várias opções para ter em mãos o cartão.

O Cartão Cidadão pode ser obtido nas lojas do Consórcio PróUrbano localizadas na rua São Sebastião, 1.020; rua São Sebastião, 909; Estação Rodoviária, no Novo Shopping (Poupatempo), no Terminal do Hospital das Clínicas e no Terminal do RibeirãoShopping.

Também estão disponíveis 420 postos de recarga para a emissão do Cartão Cidadão. Para saber o posto de recarga mais próximo, basta o usuário conferir os endereços no site www.nossoritmoribeirao.com.br, no ícone Postos de Recarga / Rede Ponto Certo.

Quem preferir pode ainda solicitar o Cartão Cidadão pela internet, acessando o sitewww.portalcidadao.prourbanorp.com.br ou www.nossoritmoribeirao.com.br

Após o cadastro no site, o Cartão Cidadão é enviado pelos Correios em três dias úteis, juntamente com um encarte contendo informações de como o usuário deverá proceder para desbloquear o cartão, o que poderá ser feito pelos sites.



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