Sábado, 20 de Abril de 2024

Super Dogus - Gratuito

Mais lidas da semana

16/12/2014 - Ribeirão Preto - SP

Meio Ambiente alcança nota máxima em diretivas exigidas pelo selo "Município Verde Azul"




da assessoria de imprensa da Prefeitura de Ribeirõa Preto

A pontuação alcançada por Ribeirão Preto nas diretivas exigidas pelo programa “Município Verde Azul”, garantiu à cidade a 42ª posição no Ranking Ambiental Paulista 2014.

As diretivas em que a Secretaria Municipal de Meio Ambiente mais se destacou foram itens relacionados à gestão de águas, qualidade do ar e estrutura ambiental. Nesses quesitos o município atingiu a pontuação máxima. Outras diretivas que merecem atenção pela pontuação alcançada foram as de esgoto tratado e resíduos sólidos. A exigência de ambas era de 12 pontos e Ribeirão chegou a 11,94 e 11,7 respectivamente.

No total, o programa “Município Verde Azul”, analisou 10 diretivas, sendo elas, esgoto tratado, resíduos sólidos, biodiversidade, arborização urbana, educação ambiental, cidade sustentável, gestão das águas e qualidade do ar.

No item relacionado à gestão das águas, Ribeirão alcançou nota 10 devido a ações como aplicação da lei voltada aos mananciais superficiais e subterrâneos, reflorestamento de matas ciliares, limpeza da Lagoa do Saibro, troca de tubulações por parte do Daerp em vários pontos da cidade, campanhas de racionamento de água, monitoramento de poços de abastecimento e ações voltadas para drenagem urbana.

No item de qualidade do ar, Ribeirão também recebeu nota máxima. Foram analisados critérios como regulamentação da lei municipal de avaliação de fumaça preta emitida na cidade, ações voltadas à redução de emissão de gases do efeito estufa pela prefeitura, participação em treinamento oferecido pelo Corpo de Bombeiros para brigadas antifogo, regulamentação da lei que proíbe a queimada urbana e também iniciativas adotadas em 2014 voltadas à melhoria da mobilidade urbana.

Na diretiva de estrutura ambiental, o município também atingiu a pontuação máxima. Para isso foram levadas em considerações a participação do município em capacitações sobre gestão em meio ambiente, possuir uma estrutura ambiental regulamentada, como a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, e também por ter realizado este ano articulações intermunicipais como (Serrana e Bebedouro - Curso de podadores de árvores urbanas, Sertãozinho - Convênio com Bosque/Zoo Fábio Barreto) entre outros.

Programa Município Verde Azul - Lançado em junho de 2007, o “Município Verde Azul” tem como principal proposta descentralizar a agenda ambiental paulista, ganhando eficiência na gestão ambiental e valorizando a base da sociedade.

Ribeirão Preto conquistou este ano a 42ª posição no Ranking Ambiental Paulista 2014 e ainda recebeu o “Prêmio Franco Montoro”, entregue pelo governador Geraldo Alckmin e o secretário estadual de Meio Ambiente Rubens Rizek, pelo destaque do gerenciamento da bacia do Rio Pardo. “Este ano recebemos a nota 89.24 e ficamos acima de 568 municípios na classificação no ranking de 2014”, informou o secretário municipal do Meio Ambiente, Daniel Gobbi, que esteve em São Paulo na semana passada para receber o prêmio.



Comunicar erro nesta notícia

Se você encontrou erro nesta notícia, por favor preencha os campos abaixo. O link da página será enviado automaticamente ao Mais Ribeirão Preto.


Enviar esta notícia por email



Dogus Comunicação

Sobre a Dogus Comunicação  |   Política de Privacidade  |   Receba Novidades  |   Acesse pelo Celular

Melhor Visualizado em 1200x900 - © Copyright 2007 - 2024, Dogus Comunicação. Todos os direitos reservados.