24/11/2015 - Ribeirão Preto - SP

Seminário discutiu a operacionalização do Terminal de Cargas do Leite Lopes

da assessoria de imprensa da Prefeitura de Ribeirão Preto

Na manhã desta segunda-feira, dia 23 de novembro, a prefeita Dárcy Vera participou do Seminário para debater e discutir a operacionalização do Terminal Internacional de Cargas do Aeroporto Leite Lopes, realizado no Theatro Pedro II. O evento contou com representantes de 82 cidades da macrorregião de Ribeirão Preto, como prefeitos, vereadores, empresários, representantes de associações comerciais, sindicatos, autoridades regionais e outros. Durante a reunião ficou decidido que todas as cidades da região terão representantes, junto com a comissão mista, na audiência com o ministro da Secretaria de Aviação Civil, Eliseu Padilha, e o secretário estadual de Transportes, Duarte Nogueira, na audiência que acontecerá na quinta-feira, dia 26 de novembro, em Brasília.

O presidente da comissão mista, que acompanha os procedimentos para as obras de internacionalização e operacionalização do Terminal de Cargas do Leite Lopes, Renato Alves, apresentou durante o Seminário, os números e volumes de negócios que a cidades da região estão perdendo por causa da demora da execução das obras. O evento foi organizado pela comissão para cobrar das autoridades estaduais e federais as medidas necessárias para o funcionamento do Terminal Internacional de Cargas. “Estamos buscando apoio e fortalecimento com toda a sociedade regional. É necessário cobrarmos uma resposta porque o cronograma pré-estabelecido pelos governos federal e estadual, não foi cumprido. Precisamos cobrar o início imediato da obra de prolongamento, em 500 metros, da pista, para que o Terminal de Cargas comece a operar. As cidades localizadas a um raio de até 250 km de Ribeirão Preto perdem muito pelo não funcionamento do terminal, que já é internacional desde 2002. Os empregos que serão gerados com o funcionamento do terminal são expressivos. Precisamos atuar juntos para buscarmos nosso objetivo”, disse Renato.

A prefeita Dárcy Vera agradeceu a presença das autoridades e reforçou a necessidade da união de todos, visto que o Leite Lopes representa todos os municípios da Alta Mogiana. “Precisamos deixar os partidos de lado, as questões particulares também. Temos que agir em grupo para buscar respostas certas. Estou cansada de ir a Brasília e a São Paulo participar de reuniões e mais reuniões. Já passei pelo gabinete de vários secretários estaduais de Transportes e ministros. Queremos saber o que está impedindo essa obra. Impedindo que nossa região crie mais de 5 mil empregos. Nós vamos passar, as pessoas que sentam nas cadeiras vão mudar, mas a população precisa de respostas. São quase 20 anos de espera. O aeroporto de Uberlândia conseguiu tudo em dois anos. Os empresários que já investiram para concluir o Terminal e Galpões precisam de respostas. Só a Teade Brasil investiu R$ 30 milhões para a construção do Terminal de Cargas. Só vou a Brasília desta vez para cobrar respostas definitivas. Não quero mais planilhas com prazos irreais”, afirmou a prefeita.

Guilherme Feitosa, presidente do Fiesp, defendeu a iniciativa e disse que é fundamental cobrar respostas. Já Sebastião Macedo, gerente executivo do Ceise – Centro Nacional das Indústrias do Setor Sucroenergético e Biocombustíveis-, falou sobre os transtornos causados pela demora. “Como estratégia perdemos muito tempo, temos um gargalho que se dá pelo custo do transporte. É importantíssimo pensar na questão do transporte para nossas indústrias e empresas. O funcionamento da Terminal de Cargas significa emprego e renda para nossa população”, frisou.

Fernando Junqueira, representante do Sinduscon, afirmou que os governos precisam definir de quem é a responsabilidade pelo início das obras. “Como engenheiro sabemos que para fazer as desapropriações é necessário primeiro o projeto. O Sinduscon atua em 290 cidades da região. Estamos à disposição. A hora é agora! Estaremos juntos em Brasília. Precisamos da ajuda de todos os deputados de Ribeirão e Região”, destacou.

Jorge Oliveira, que representou o secretário estadual de Transporte, Duarte Nogueira, informou que ele não pode vir porque já tinha agenda com o governador, mas enviou uma mensagem de apoio a todos. “O secretário informou que está empenhado na obra. Ele estará na reunião em Brasília no dia 26” esclareceu.

O presidente da ACIRP, Antônio Carlos Maçoneto, destacou que os empresários fizeram sua parte. “Como representantes dos empresários defendo que fizemos nossa parte. Estamos à disposição para ajudar. Temos que fazer pressão em cima do ministro porque precisamos do projeto para fazer as desapropriações”, considera Maçoneto.

Também participaram da reunião outros membros da comissão mista, entre eles representantes do Sindifranca (Sindicato da Indústria de Calçados de Franca), Fiesp – Federação das Indústrias do Estado de São Paulo, Câmara Municipal de Ribeirão Preto, Acirp - Associação Comercial e Industrial de Ribeirão Preto, Sinduscon – Sindicato da Construção, Sincovarp - Sindicato do Comércio Varejista de Ribeirão Preto, Amec – Associação dos Amigos, Moradores e Empresários do Centro, secretarias municipais do Meio Ambiente, Planejamento e Gestão Pública, Obras Públicas e Negócios Jurídicos Gabinete da Prefeita; Associação dos Advogados de Ribeirão Preto; OAB-RP, Associação dos Cafeicultores da Alta Mogiana, e do Ceise - Centro das Indústrias de Sertãozinho.

Na oportunidade a prefeita Dárcy Vera se comprometeu com os prefeitos em encaminhar uma carta, assinada pelos 82 prefeitos da macrorregião, ao governador Geraldo Alckmin, solicitando a mudança do nome do Leite Lopes para Aeroporto da Alta Mogiana Leite Lopes.