25/4/2017 - Ribeirão Preto - SP

Secretário vem a Ribeirão instalar Gabinete de Segurança

da assessoria de imprensa da Prefeitura de Ribeirão Preto

No próximo dia 10, será instalado oficialmente o Gabinete Metropolitano de Segurança Pública

No próximo dia 10 de maio, o secretário Estadual de Segurança Pública, Mágino Alves Barbosa Filho, vem a Ribeirão Preto para instalar oficialmente o Gabinete Metropolitano de Segurança Pública. O gabinete vai atender todos os 34 municípios que fazem parte da Região Metropolitana de Ribeirão Preto (RMRP).

Recentemente, o prefeito Duarte Nogueira foi eleito presidente do Conselho de Desenvolvimento da RMRP. Na ocasião, fez questão de ressaltar que “nossa Região Metropolitana é a 6ª do Estado de São Paulo e a mais jovem a ser instalada no Brasil. Temos uma grande responsabilidade em fazer dela ativa, atuante, inovadora e com muitas realizações”.

Com a instalação do Gabinete Metropolitano de Segurança Pública, será possível georeferenciar, junto à Polícia Militar, as localidades onde ocorre o maior índice de criminalidade e, com isso, melhorar a iluminação desses locais, além de continuar com o trabalho do “Passa a Limpo Ribeirão”, ação conjunta para garantir a limpeza e manutenção dos locais públicos.

Antes mesmo da instalação do Gabinete, a prefeitura já trabalha em ações voltadas para melhorar a segurança do município. “Já estamos providenciando o aumento do número de câmeras do projeto Olho de Águia que atuará em conjunto às câmaras Guardiãs”, afirmou Nogueira.

Região Metropolitana de Ribeirão Preto

É a sexta do Estado de São Paulo e a primeira fora da Macrometrópole Paulista, onde já estão institucionalizadas as RMs de São Paulo, da Baixada Santista, de Campinas, do Vale do Paraíba e Litoral Norte e de Sorocaba, além das Aglomerações Urbanas de Jundiaí e Piracicaba.

É composta por 34 municípios; Altinópolis, Barrinha, Batatais, Brodowski, Cajuru, Cássia dos Coqueiros, Cravinhos, Dumont, Guariba, Guatapará, Jaboticabal, Jardinópolis, Luis Antônio, Mococa, Monte Alto, Morro Agudo, Nuporanga, Orlândia, Pitangueiras, Pontal, Pradópolis, Ribeirão Preto, Sales Oliveira, Santa Cruz da Esperança, Santa Rita do Passa Quatro, Santa Rosa de Viterbo, Santo Antônio da Alegria, São Simão, Serra Azul, Serrana, Sertãozinho, Taiuva, Tambaú e Taquaral.

Sua composição populacional é de aproximadamente 1,6 milhão de habitantes, representando 3,7% do Estado e 0,81% do País, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) de 2014. É estimada uma projeção de 1,75 milhão de habitantes em 2050.

O PIB da Região Metropolitana de Ribeirão Preto é bastante expressivo no cenário nacional, registrando R$ 48,38 bilhões, segundo dados levantados em 2013. Esses números representam 3% do PIB estadual e 1% do nacional.