15/4/2014 - Ribeirão Preto - SP

Ribeirão relembra Paixão de Cristo nesta sexta-feira

da assessoria de imprensa da Prefeitura de Ribeirão Preto

Encenação e Caminhada do Calvário acontecem na Praça 7 de Setembro, seguindo para a Catedral Metropolitana

Em sua 32ª edição, a Caminhada do Calvário, tradicional evento ecumênico de Ribeirão Preto, será realizado na sexta-feira, dia 18 de abril, na Praça 7 de Setembro, a partir das 18h30, seguindo em caminhada para a Catedral Metropolitana, onde serão finalizadas as cenas da Crucifixão e Ressureição.

De acordo com o padre Francisco Moussa, da Catedral, o evento é tradicional e de grande importância para a cidade. “Vamos lembrar a Paixão de Cristo de forma tradicional, finalizando as cenas na Catedral de Ribeirão, com a presença do arcebispo Dom Moacir”.

“Este evento ecumênico é uma realização importante não só para a cidade, como para o TPC. É uma honra poder encenar a Paixão de Cristo, fato comovente que move milhares de cristãos no mundo”, afirma Noir Júnior, diretor do TPC.

A Caminhada do Calvário é uma realização da Secretaria Municipal da Cultura de Ribeirão Preto, com apoio da Igreja Catedral Metropolitana de Ribeirão Preto e produção do grupo de teatro TPC. Além do apoio das secretarias de Infraestrutura e Meio Ambiente, Fiscalização Geral, Daerp, Transerp, Guarda Municipal e Polícia Militar.

Patrimônio – A Caminhada do Calvário tornou-se Patrimônio Cultural Imaterial da cidade. Por Decreto-Lei nº 12.924, promulgado pela prefeita Dárcy Vera, com projeto de autoria do vereador Léo Oliveira, em dezembro de 2012.

Via-Crúcis – Do latim, Via Crucis é o Caminho da Cruz. É o trajeto seguido por Jesus Cristo, do momento em que é condenado à morte até o sepultamento. Um costume que teve origem no século XI, quando os cristãos que percorriam em Jerusalém, os lugares sagrados, veneravam os pontos mais expressivos da Paixão de Cristo. Tal tradição veio para o Ocidente por intermédio de seus conquistadores e até hoje permanece, representando uma peregrinação da Via Dolorosa em Jerusalém.