22/7/2014 - Ribeirão Preto - SP

Ribeirão Preto recebe pela primeira vez o Campeonato Brasileiro de Fisiculturismo e Fitnes

01 e 02 de Agosto de 2014

A cidade de Ribeirão Preto foi a escolhida pela (CBMFF - IFBB Brasil) como sede do 45º Campeonato Brasileiro de Fisiculturismo e Fitness IFBB – 2ª etapa a realizar-se nos dias 01 e 02 de Agosto de 2014, no Ribeirão Shopping.

Será a 45a edição deste evento que reúne os  melhores atletas de Musculação  e Fitness do país, divididos em  categorias de peso e altura.

A musculação competitiva (Fisiculturismo e Fitness) no Brasil tem crescimento exponencial desde a vinda para o Rio de Janeiro, do tradicional evento criado por Arnold Schwarzenegger, Arnold Sports Festival.  Este ano, cerca de 70 mil amantes do esporte prestigiaram o evento que aconteceu no Rio de Janeiro em Abril. 

Antes vista com certo preconceito, hoje a Musculação é reconhecida pelos inúmeros benefícios que traz a saúde e é cada vez mais procurada pela população em geral. O número de praticantes que se tornaram atletas no último ano duplicou e a procura pela modalidade nas academias é cada vez  maior.

A mídia aberta teve papel fundamental no crescimento do esporte, levando ao conhecimento do público eventos e acontecimentos no segmento que antes eram restritos aos adeptos do esporte. 

O presidente da Confederação Brasileira de Musculação, Fisiculturismo e Fitness, Prof. Mauricio de Arruda Campos ,  diz que sempre teve o desejo de realizar uma etapa do Campeonato Brasileiro em Ribeirão Preto porque tanto a cidade como a região têm muitos adeptos do esporte e os que ainda nao são certamente terão um grande estímulo para começarem a praticar a musculação e ter um estilo de vida saudável.

O 45o Campeonato Brasileiro de Musculaçao e Fitness tem patrocínio das empresas:

Patrocinadores Gold: Nutrilatina e Integralmedica

Patrocinadores Silver: Probiótica e Black Skull

 

 Sobre a  (CBMFF - IFBB/BRASIL)

A Confederação Brasileira de Musculação, Fisiculturismo e Fitness é afiliada à Federaçao Internacional de Fisiculturismo e Fitness (IFBB) que está entre as 10 maiores Federações Internacionais do mundo com 189 afiliados.

A CBMFF vem, desde sua fundação, aumentando a cada ano o número de atletas brasileiros campeões mundiais e hoje realiza no Brasil mais de 100 eventos por ano.

Sobre as categorias:

 FISICULTURISMO

Os atletas treinam para desenvolver todas as partes do corpo e os músculos no máximo volume possível, de forma equilibrada e harmônica. Os níveis de gordura corporal devem ser os mais baixos possíveis para que a qualidade dos músculos, a densidade, separação e definição estejam aparentes.

É melhor pontuado na competição o atleta que demonstrar  maiores detalhes musculares e melhor aparência geral do físico, que deve ser simétrico e proporcional.

Na categoria feminina, menos atenção é dada ao tamanho dos músculos, tônus, detalhes e definição. Mais ênfase é dada a aparência geral do físico, forma muscular, nível de gordura corporal e apresentação individual.

WELLNESS FITNESS

É uma categoria que valoriza o biotipo da mulher brasileira que pratica exercícios com pesos (musculação).

Os grupos musculares devem apresentar tônus moderado, baixo percentual de gordura corporal e proporção física. A beleza, presença de palco, simpatia, sensualidade e carisma são expressivamente avaliadas.

LOCAL DO EVENTO

Centro de Eventos Ribeirão Shopping

Av. Cel. Fernando Ferreira Leite, nº 1540

Jd. Califórnia Ribeirão Preto/SP 

REGISTRO/PESAGEM DOS ATLETAS

Data: Sexta-feira, 01 de Agosto de 2014

Horário: das 14h00min às 18h00min

Local: SLEEP INN HOTEL 

COMPETIÇÃO

Data: Sábado, 02 de Agosto de 2014

Horário: Prévia às 09:00h e Finais às 13:00 h

Local: Centro de Eventos Ribeirão Shopping