21/10/2014 - Ribeirão Preto - SP

Prefeitura leva serviços de limpeza de boca de lobo ao Jardim Anhanguera e Novo Mundo

da assessoria de imprensa da Prefeitura de Ribeirão Preto

Manter a cidade limpa e proporcionar mais qualidade de vida aos ribeirão-pretanos. Com essa finalidade, a Prefeitura, por meio da Secretaria de Infraestrutura, levou serviços de limpeza de boca de lobo ao Jardim Anhanguera e Novo Mundo. A finalidade é manter a limpeza para o livre escoamento de água e, assim, prevenir enchentes. Nesta segunda-feira, dia 20, essas atividades ocorreram nestes dois bairros da região leste, com equipe de 20 pessoas, que executaram a limpeza em 158 bocas de lobo. Cerca de 50 toneladas de lixo, como terra, pedra e materiais de descartáveis foram retiradas dos bueiros.

Narciso Ferreira da Silva, encarregado da equipe dos serviços de limpeza de boca de lobo da Infraestrutura, falou dos transtornos causados a população devido o acúmulo de lixo nos bueiros. “As equipes retiram todo tipo de lixo de dentro das bocas de lobo. Além de provocar enchentes, esse lixo permite a proliferação de ratos, baratas, escorpiões, vetores de diversas doenças. Solicitamos que a população contribua dando a destinação correta ao lixo”, explicou.

Nesta terça-feira, dia 21 de outubro, os serviços acontecerão no Jardim Zara, também na região leste da cidade.

Dicas para evitar obstrução de bocas de lobo:

· Não jogue lixo ou entulho nas vias públicas, córregos, terrenos baldios e encostas. Além de poluir a cidade, o lixo nas ruas entope bocas de lobo e pode provocar enchentes;

· Ao varrer a calçada, não empurre o lixo para dentro da boca de lobo.

· Não jogue materiais descartáveis como garrafa pet, copo e sacolas plásticas na boca de lobo.

· Se tiver árvore em frente sua residência, recolha as folhas diariamente. O objetivo é evitar o acúmulo de folhas na boca de lobo.

· Respeite os dias e horários de exposição do lixo para coleta. Evite deixar seu lixo na rua por mais tempo que o necessário;

· Embale corretamente seu lixo em sacolas resistentes, bem fechadas e de tamanho adequado, para evitar que elas se abram e espalhem o lixo nas vias públicas.

· Não acumule entulhos próximos à sua residência;

· Acondicione corretamente materiais de construção civil, principalmente, pedra, areia e terra. Não deixe esses materiais nas calçadas, pois o vento ou a chuva podem levar para a boca de lobo.

· Não jogue nas bocas de lobo sedimentos, troncos, móveis, materiais que impeçam o fluxo da água provocando transbordamentos.