26/5/2015 - Ribeirão Preto - SP

Integrantes do Samuzinho realizam atividades

da assessoria de imprensa da Prefeitura de Ribeirão Preto

As crianças e adolescentes que fazem parte do Projeto Samuzinho, tiveram aula sobre os procedimentos utilizados em uma pessoa com crise convulsiva até a chegada da ambulância. ”O interesse deles é sempre uma surpresa. Durante a aula eles fizeram diversas perguntas”, diz a técnica de enfermagem Wislanie Carabolante, uma das coordenadoras do Projeto.

O Projeto é desenvolvido pelo NEU (Núcleo de Educação em Urgência), que também faz a capacitação das equipes do Samu. O Samuzinho tem a finalidade de instruir as crianças sobre as medidas necessárias para socorrer uma pessoa em situação de risco, enquanto a ambulância não chega.

As aulas são realizadas uma vez por semana e ministradas por enfermeiros do Samu de Ribeirão Preto em vários locais diferentes, como a base do Serviço, no Corpo de Bombeiros, e no Setor de Regulação da Secretaria da Saúde.

O Samuzinho é destinado a crianças na faixa etária de 8 a 13 anos. “Este ano formamos duas turmas aos sábados, nos períodos da manhã e tarde, com um total de 52 crianças. O calendário das nossas aulas obedecem ao da rede escolar. No dia 13 de junho vamos fazer a festa junina dos nossos aprendizes”, acrescentou ela.

O Projeto Samuzinho de Ribeirão Preto é o único protocolado junto ao Ministério da Saúde.