18/8/2014 - Ribeirão Preto - SP

Educadores do Progett levam educação para o trânsito a crianças e adolescentes

da assessoria de imprensa da Prefeitura de Ribeirão Preto 

Estudantes da escola Sathya Sai participaram de brincadeiras, palestras e assistiram filmes sobre segurança e educação para o trânsito

A minicidade móvel fez sucesso entre as crianças

Educadores do Progett – Programa de Educação para o Trânsito- da Transerp estiveram nesta sexta-feira, 15 de agosto, na escola Sathya Sai, orientando crianças e adolescentes sobre segurança e educação para o trânsito. Durante todo o dia participaram das atividades do Progett 218 alunos, da Educação Infantil e do Ensino Fundamental

Alunos foram orientados sobre os cuidados ao atravessarem as ruas

A equipe da Transerp levou para a escola uma minicidade móvel, onde os alunos aprendem como se comportar no trânsito como pedestres. Para tanto, exibiu filmes de campanhas nacionais e internacionais sobre os riscos de acidentes de trânsito direcionados para cada faixa etária; realizou palestra sobre como pedalar com segurança e brincadeiras sobre os temas abordados em segurança e educação para o trânsito.


Outra atividade realizada foi o jogo do Passa e Repassa

De acordo com a gerente de Educação para o Trânsito da Transerp, Leila Maria Bianchi da Silva, esse trabalho desenvolvido pelo Progett acontece na sede da Transerp e pode ser levado também para as escolas. “Na sede da empresa já temos a minicidade e quando nós visitamos uma escola levamos a nossa minicidade móvel, que as crianças adoram. Outro ponto alto é a palestra sobre pedalar com segurança, já que a bicicleta é a realidade de muitos alunos”.

Para a coordenadora pedagógica da escola, Jaqueline Dassie, as atividades foram produtivas

A coordenadora pedagógica da escola Sathya Sai, Jaqueline Dassie, afirmou que a visita dos educadores do Progett completou um trabalho que já é realizado com os alunos. “Desenvolvemos o projeto Pedal Legal que faz essa abordagem da bicicleta com segurança e o trabalho da Transerp e seus educadores do Progett foi importante porque veio somar ao que estamos passando às crianças e adolescentes. Foi muito positivo”.

Os adolescentes assistiram filmes com campanhas de trânsito

Os alunos aproveitaram cada atividade realizada na escola pelos educadores do Progett. João Pedro Froes Oliveira tem 10 anos e está no 5º ano. Ele destacou alguns cuidados que aprendeu ao usar a bicicleta. “Achei bem interessante o que aprendi, como por exemplo, usar uma faixa refletiva e roupas claras para andar de bicicleta. Outra coisa que não sabia é que devemos checar os freios da bicicleta antes de sair. Aprendi bastante coisa”,ressaltou.

João Pedro Froes Oliveira, do 5º ano, destacou alguns cuidados que aprendeu ao usar a bicicleta

Gabriela Santana Sodré tem 11 anos e também está no 5º ano. Ela afirmou que depois das atividades terá mais atenção no trânsito. “Com certeza vou prestar mais atenção, principalmente para atravessar a rua. Todo pedestre tem que olhar para os dois lados antes de atravessar e usar a faixa de pedestres”.