20/1/2015 - Ribeirão Preto - SP

Defesa Civil orienta população a evitar acidentes durante tempestades com raios

da assessoria de imprensa da Prefeitura de Ribeirão Preto

Com a chegada do verão, das constantes chuvas e o aumento dos registros de acidentes ocasionados por raios, a Defesa Civil de Ribeirão Preto alerta sobre os cuidados a serem tomados durante tempestades. Dados apontam que nos últimos dois anos, houve um aumento de 11% nas ocorrências com raios no país e atualmente, o número passa dos 70 milhões de raios por ano, no Brasil. Esses números colocam o país como recordista no índice de queda de raios e deve-se pelo fato de o Brasil ser o maior país da chamada zona tropical, fator que favorece a formação de tempestades com raios.

“Normalmente, a reação das pessoas por ocasião de tempestades com raios é de extremo medo. Embora os prejuízos materiais e fatalidades causadas por raios sejam consideráveis, isso se deve em grande parte, pela má orientação e a inércia das pessoas em tomar providências simples e de custos reduzidos”, explica o coordenador interino da Defesa Civil, Josué Elias da Silva. “É natural que as pessoas esquecem algumas providências que poderiam ser tomadas, mas é importante que estejam atentas, pois com providências simples e atitudes pessoais corretas, os riscos resultantes dos raios poderão ser extremamente reduzidos”, emenda.

Atividades no mar ou piscina não são aconselháveis em períodos de chuva. Permanecer em campos abertos, pastos, campos de futebol, lagos e locais descampados podem oferecer riscos, assim como procurar abrigos sob árvores, principalmente se elas estiverem isoladas ou em campo aberto. O ideal é buscar abrigo em casas, automóveis ou edificações que tenham para-raios.

Acompanhe outras ações que reduzem os riscos durante tempestades com raios:

·       Evite ficar perto de cercas de arame, grades, tubos metálicos, linha telefônica e de energia elétrica, bem como estruturas metálicas

·       Fuja do topo de morros e locais altos

·       Se não possuir para-raios em sua residência, evite ficar próximo de janelas metálicas, geladeiras, televisores e de uma maneira geral próximo de tomadas elétricas.

·       Deixe para tomar banho após a tempestade ter passado

·       Evite usar o telefone convencional e o celular

·       Desligue da tomada os aparelhos eletrônicos como televisão, som, computador e não ligue aparelhos e motores elétricos.