Sexta-Feira, 19 de Abril de 2024

Super Dogus - Completo

Mais lidas da semana

22/1/2015 - Ribeirão Preto - SP

Filhotes de anta e serpentes nascem no Bosque/Zoo Fábio Barreto




da assessoria de imprensa da Prefeitura de Ribeirão Preto

O zoológico trabalha pela preservação das espécies em extinção

Nasceu no último final de semana, no Bosque/Zoo Fábio Barreto, mais um filhote de Anta. Este é o sexto filhote da espécie que nasce no Bosque. O animal é o maior mamífero terrestre do Brasil e o segundo da América do Sul, chegando até 300 kg de peso. É um animal frugívoro, e tem um papel importante na dispersão de sementes, principalmente na Amazônia. A característica mais distinta da anta é sua narina, longa e flexível, que parece uma pequena tromba, possui corpo robusto, cauda e olhos pequenos, crina sobre o pescoço e coloração marrom-acinzentada.

A anta é listada como "vulnerável" pela União Internacional para a Conservação da Natureza e dos Recursos Naturais. Desapareceu no limite sul de sua distribuição geográfica, da Caatinga e das regiões próximas aos Andes. Isso se deve principalmente à perda de habitat e à caça predatória. A reprodução da espécie, Tapirus terrestris,  confirma o correto manejo reprodutivo onde é realizado todos os protocolos.

O Zoológico de Ribeirão possui quatro antas adultas, sendo dois machos e duas fêmeas. Os pais vieram do Zoológico de Mogi Mirim e já tiveram sucesso reprodutivo em 2010 com o nascimento de um macho, o Giovani, que está sendo pareado com a fêmea Samanta, que veio do Zoológico de Leme.

Ainda no Bosque/Zoo Fábio Barreto mais nascimentos foram registrados. Desta vez, foram as cobras, que fizeram a postura no Serpentário/Terrário. Nasceram cinco filhotes de Cascavel (Crotalus durissus); sete filhotes de Salamanta-do-sudeste (Epicrates cenchria crassus); sete filhotes de Corn-snake (Pantherophis guttatus); postura de 08 ovos da Piton-real (Python regius) e a postura de sete ovos da Falsa-coral (Oxyrhopus guibei).



Comunicar erro nesta notícia

Se você encontrou erro nesta notícia, por favor preencha os campos abaixo. O link da página será enviado automaticamente ao Mais Ribeirão Preto.


Enviar esta notícia por email



Dogus Comunicação

Sobre a Dogus Comunicação  |   Política de Privacidade  |   Receba Novidades  |   Acesse pelo Celular

Melhor Visualizado em 1200x900 - © Copyright 2007 - 2024, Dogus Comunicação. Todos os direitos reservados.