Quarta-Feira, 24 de Abril de 2024

Super Dogus - Gratuito

Mais lidas da semana

6/5/2016 - Ribeirão Preto - SP

Entidades realizam prevenção e orientação sobre câncer bucal no Calçadão




da assessoria de imprensa da Prefeitura de Ribeirão Preto

Campanha é realizada pelo Seconci em parceria com várias entidades

O Seconci-SP (Serviço Social da Construção Civil), em parceria com o SindusCon-SP (Sindicato da Indústria da Construção Civil do Estado de São Paulo), a Coordenadoria de Saúde Bucal da Secretaria Municipal de Saúde de Ribeirão Preto e a Faculdade de Odontologia de Ribeirão Preto da USP (Universidade de São Paulo), realiza neste sábado, dia 7, Campanha de Prevenção do Câncer Bucal no Calçadão, na esquina das ruas General Osório e Álvares Cabral.

Se a doença for descoberta no início, as chances de cura são altas, entre 85% e 90%. Por isso a importância dos exames e diagnóstico precoce”, explica o cirurgião dentista Pedro José Bistante, coordenador de Saúde Bucal da Secretaria Municipal de Saúde.

As atividades têm início a partir das 9h, com a presença da Unidade Móvel do Seconci-SP, equipada com consultório odontológico. Cerca de 20 professores, residentes e alunos de Odontologia farão exames de prevenção em adultos e crianças. A ação, totalmente gratuita, é voltada para toda a população que passar pelo Calçadão.

Desde o início da semana, a Unidade Móvel está percorrendo os canteiros de obra, realizando exames preventivos e oferecendo orientação sobre o câncer bucal e os males que podem contribuir para sua incidência. Em média, são feitos 25 atendimentos por dia. “Além da profilaxia, quando necessários são realizados tratamentos dentários, como de periodontia e restaurações”, explica Agnaldo Francisco da Silva, gerente do Seconci-SP.

Fernando Paoliello Junqueira, diretor do SindusCon-SP em Ribeirão Preto, revela que a ideia é criar um calendário de ações com orientações e ações preventivas de saúde. “Nossa próxima meta será a H1N1”, afirma.

Sobre o câncer bucal – Embora pouco divulgado, o câncer bucal é um dos 10 que mais matam no Brasil, segundo dados do INCA – Instituto Nacional do Câncer. A estimativa é que, somente neste ano, mais de 15 mil pessoas descubram a doença, que foi a causa de 5.401 mortes em 2013, de acordo com o mais recente censo do Instituto.

Os primeiros sinais podem ser uma afta que persiste por mais de duas semanas ou mesmo manchas e nódulos que aparecem espontaneamente. O dentista é o profissional que tem mais chances de detectar a doença logo no início.

Dada à gravidade dessa doença, abril é o mês dedicado mundialmente ao combate do câncer bucal, cujo diagnóstico precoce pode ajudar a salvar vidas. Mesmo assim, ainda são poucas as pessoas que procuram atendimento preventivo e grande parte delas cultiva hábitos que colaboram para o aparecimento da doença, como o tabagismo e o etilismo.



Comunicar erro nesta notícia

Se você encontrou erro nesta notícia, por favor preencha os campos abaixo. O link da página será enviado automaticamente ao Mais Ribeirão Preto.


Enviar esta notícia por email



Dogus Comunicação

Sobre a Dogus Comunicação  |   Política de Privacidade  |   Receba Novidades  |   Acesse pelo Celular

Melhor Visualizado em 1200x900 - © Copyright 2007 - 2024, Dogus Comunicação. Todos os direitos reservados.