Sexta-Feira, 19 de Abril de 2024

Super Dogus - Gratuito

Mais lidas da semana

20/6/2017 - Ribeirão Preto - SP

Documentário com pacientes psiquiátricos que ouvem vozes no CAPS III




da assessoria de imprensa da Prefeitura de Ribeirão Preto

Fantástico produz reportagem sobre o trabalho; Canal Futura também produziu documentário “Ouvidores de Vozes” que será exibido dia 22 de junho

Uma equipe do Fantástico, programa exibido aos domingos pela Rede Globo, com o apoio da EPTV Ribeirão Preto, esteve produzindo matéria jornalística na sede do CAPS III (Centro de Atenção Psicosocial III), com psicólogos, psiquiatras e pacientes do órgão, sobre o Projeto “Ouvidores de “Vozes, que acompanha a realidade vivida por pacientes que ouvem vozes e estão em tratamento psiquiátrico no sistema de saúde e suas histórias de superação.

Inspirado num movimento internacional, o Hear Voices, que começou na década de 1980, na Holanda, “Ouvidores de Vozes” se espalhou pelo mundo inteiro. No Brasil, Ribeirão Preto foi um dos municípios pioneiros no desenvolvimento desse trabalho com pacientes psiquiátricos. Em execução desde abril de 2014, atualmente o programa atende a cerca de 12 pacientes.

O gerente do CAPS III, Marcus Vinicius Santos, explica que o principal objetivo do “Projeto Ouvindo Vozes” é a sociedade olhar para esses pacientes de uma outra forma. “As pessoas que ouvem vozes são encaradas com muito preconceito. Elas são taxadas como loucas e muitas vezes são internadas e tem medo de falar a respeito.  Silenciam com medo da reação das pessoas. É muito importante o papel do jornalismo, que informa para que pessoas não olhem isso como um fenômeno, porque é muito mais comum do que se imagina.”

O psicólogo afirma ainda que existem recursos que as pessoas podem utilizar para aprender a lidar com isso. “É possível conviver com as vozes e ter uma vida normal.

O coordenador do projeto, Eduardo Augusto Leão, afirma que levar essa ideia, por meio da comunicação de massa, que ouvir vozes  talvez não seja um problema e que elas podem contar suas experiências e tratar, é encorajar as pessoas que estão em casa assistindo. “Eu tenho um espaço para compartilhar meu problema. Revela o psicólogo.

“Ouvidores de Vozes” no Canal Futura

O Canal Futura também produziu um documentário sobre o assunto. “Ouvidores de Vozes” será exibido no dia 22 de junho, às 21h00.

A pré-estreia em Ribeirão Preto, com duas exibições acontecem dia 20 de junho, às 16h, no auditório do Centro de Referência, rua Prudente de Morais, 35, e às 19h no Cine Clube Cauim, rua São Sebastião, 920.



Comunicar erro nesta notícia

Se você encontrou erro nesta notícia, por favor preencha os campos abaixo. O link da página será enviado automaticamente ao Mais Ribeirão Preto.


Enviar esta notícia por email



Dogus Comunicação

Sobre a Dogus Comunicação  |   Política de Privacidade  |   Receba Novidades  |   Acesse pelo Celular

Melhor Visualizado em 1200x900 - © Copyright 2007 - 2024, Dogus Comunicação. Todos os direitos reservados.