Quinta-Feira, 25 de Abril de 2024

Super Dogus - Completo

Mais lidas da semana

25/5/2017 - Ribeirão Preto - SP

Consultas, exames e carteira de vacinação poderão ser consultados pela internet




da assessoria de imprensa da Prefeitura de Ribeirão Preto

‘Saúde Digital’, sistema criado para atender usuários da saúde pública de Ribeirão Preto, será apresentado nesta quinta-feira, 25 de maio

Nesta quinta-feira, 25 de maio, às 17h, o prefeito de Ribeirão Preto, Duarte Nogueira, e o secretário da Saúde, Sandro Scarpelini, irão apresentar, no Palácio Rio Branco, o programa “Saúde Digital”, sistema que permite aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) a consulta a informações sobre agendamentos, exames e vacinas.

O novo recurso permitirá o acesso, com facilidade e rapidez, ao agendamento de consultas, ao andamento exames médicos (se estão prontos e disponíveis nos postos) e ao calendário de vacinas, já tomadas, futuras e em atraso, além de atualização do cadastro do paciente no sistema. A Coderp já está desenvolvendo também um aplicativo para consultas em telefones celulares.

O processo é simples e eficaz, explica o chefe da Divisão de Informática da Secretaria Municipal de Saúde, Mauro Peixoto. “Basta ter em mãos o número do cartão nacional de saúde e do Hygia. Inseridos no sistema, automaticamente é solicitado que o usuário informe seu e-mail, para onde uma senha gerada é enviada. De posse da senha, basta inseri-la no sistema.”

O profissional de informática explica ainda que a cada acesso, é criada uma nova senha, que expira em cinco minutos, recurso que garante a segurança do programa.

De acordo com o secretário da saúde, Sandro Scarpelini, a ferramenta foi testada e aprovada e oferece diversas vantagens aos usuários.

“A partir de agora, o paciente terá acesso a informações em tempo real, o que evita o deslocamento de casa aos postos de saúde, por exemplo, para saber dia e horário de consulta. Proporciona comodidade e praticidade. Quando o paciente já dispõe da informação sobre seu exame, se está pronto e disponível no posto de saúde, poderá imediatamente solicitar o agendamento do retorno ao médico.”

O secretário aponta outros benefícios, como o acesso rápido às informações, que ajudam a diminuir o número de faltas em consultas, além de desafogar as unidades, gerando eficácia e eficiência no serviço público de saúde.

O prefeito de Ribeirão Preto, Duarte Nogueira diz ser esse o caminho para melhorar a qualidade do atendimento à população. “Os pacientes poderão consultar de forma rápida a situação de seu tratamento e, assim não precisará ir a unidades de saúde em busca de informações. O novo sistema também reduzirá o número de faltas a consultas médicas. A tecnologia nos permite evoluir ainda mais”, disse o prefeito.

Duarte Nogueira quer que este seja apenas o primeiro passo na melhoria do atendimento na saúde. “Em breve poderemos oferecer mais recursos, como a disponibilização de resultados de exames para impressão, entre outras facilidades, como já acontece no sistema privado de saúde”.



Comunicar erro nesta notícia

Se você encontrou erro nesta notícia, por favor preencha os campos abaixo. O link da página será enviado automaticamente ao Mais Ribeirão Preto.


Enviar esta notícia por email



Dogus Comunicação

Sobre a Dogus Comunicação  |   Política de Privacidade  |   Receba Novidades  |   Acesse pelo Celular

Melhor Visualizado em 1200x900 - © Copyright 2007 - 2024, Dogus Comunicação. Todos os direitos reservados.