Sábado, 27 de Abril de 2024

Super Dogus - Completo

Mais lidas da semana

11/7/2014 - Ribeirão Preto - SP

Censo aponta que Ribeirão Preto tem mais de 91 mil animais domésticos




Da assessoria de imprensa da prefeitura de Ribeirão Preto:

Região Oeste é a que concentra maior número de cães e gatos

Foto: Roberto Galhardo

Pesquisa realizada pela Secretaria Municipal da Saúde, por meio do Departamento de Vigilância em Saúde e Planejamento, pelo período de um ano, constatou que Ribeirão Preto conta com 91.414 animais, sendo 76.636 cães e 14.778 gatos. “O censo animal foi realizado durante as atividades casa a casa e bloqueio de controle de criadouros do mosquito transmissor do vírus da dengue”, explica a enfermeira Maria Luiza da Silveira Santa Maria, diretora do Departamento.

Nas visitas o agente de Controle de Vetores aplicava um questionário junto ao morador buscando informações como: se existiam cães e gatos na residência e sua quantidade, sexo, se eram vacinados, castrados e domiciliados ou semi-domiciliados, ou seja, quando o animal sai da casa durante alguns períodos do dia e depois retorna.

No documento também consta informações sobre endereço, área, logradouro, quadro e setor censitário. “Todos os dados foram georeferenciados proporcionando a visualização e informação de cada animal”, explica Maria Luiza.

Foram pesquisados 230.049 de um total de 251.142 imóveis edificados, o que representa 91,6% do total. Dos 91.414 animais, 69.525 não são castrados e a maior concentração é na região Oeste com 20.512 cães e gatos. Em seguida vem a região Leste com 16.049 animais; Norte com 13.433, Sul com 10.451 e Central com 9.080.

Os dados foram entregues à Secretaria Municipal do Meio Ambiente que fará o cadastramento dos animais a serem castrados. O serviço será executado de acordo com a demanda da região, priorizando os animais da população de menor renda, as fêmeas jovens de caninos e felinos domésticos, mas com a intenção de atender a toda população interessada no projeto.

Durante os procedimentos de cadastramento, o munícipe deverá receber orientações básicas de posse responsável, bem estar e cuidados com animais, por cartilhas impressas.



Comunicar erro nesta notícia

Se você encontrou erro nesta notícia, por favor preencha os campos abaixo. O link da página será enviado automaticamente ao Mais Ribeirão Preto.


Enviar esta notícia por email



Dogus Comunicação

Sobre a Dogus Comunicação  |   Política de Privacidade  |   Receba Novidades  |   Acesse pelo Celular

Melhor Visualizado em 1200x900 - © Copyright 2007 - 2024, Dogus Comunicação. Todos os direitos reservados.