Sexta-Feira, 26 de Abril de 2024

Super Dogus - Gratuito

Mais lidas da semana

13/10/2016 - Ribeirão Preto - SP

Câmara Municipal de Ribeirão Preto comemora 142 anos de instalação




da assessoria de imprensa da Câmara Municipal de Ribeirão Preto

A Câmara Municipal de Ribeirão Preto comemora hoje, 13/7, 142 anos de instalação. A primeira legislatura tomou posse em junho de 1874 mas a realização da primeira sessão ordinária, em 13 de julho de 1874, marcou o início do Legislativo Ribeirão-pretano.

Era o período Imperial e para votar, os eleitores deviam ser homens, ter mais de 25 anos de idade e renda anual a partir de 100$000 réis. A pesquisa é do Arquivo Público e Histórico de Ribeirão Preto e faz parte do livro “Memória”, editado pela Câmara Municipal. O livro pode ser consultado, e baixado, no site da Câmara, emhttp://www.camararibeiraopreto.sp.gov.br/downloads.php

A primeira legislatura (1874/1877) tinha sete vereadores e seis suplentes. Na época, a Câmara tinha função administrativa e o seu presidente também era o prefeito. Desta forma, o primeiro presidente da Câmara foi o primeiro prefeito da cidade: João Gonçalves dos Santos.

Os principais trabalhos dos primeiros vereadores de Ribeirão Preto foram fixar os nomes das ruas da cidade, providenciar vacinação da população durante epidemia de varíola , discutir a construção de um Cemitério Público e a designação de local para o Mercado Municipal e a Cadeia Pública.

Até a Era Vargas (1930 a 1945) a Câmara de Ribeirão Preto teve 20 Legislaturas. Após esse período, em 1948, foi eleita a primeira legislatura da nova etapa.

Atualmente, a Câmara Municipal está na 16a. Legislatura, que termina nesse ano, com 22 vereadores. No ano que vem, na 17a. Legislatura, o Parlamento terá 27 cadeiras em Ribeirão Preto.



Comunicar erro nesta notícia

Se você encontrou erro nesta notícia, por favor preencha os campos abaixo. O link da página será enviado automaticamente ao Mais Ribeirão Preto.


Enviar esta notícia por email



Dogus Comunicação

Sobre a Dogus Comunicação  |   Política de Privacidade  |   Receba Novidades  |   Acesse pelo Celular

Melhor Visualizado em 1200x900 - © Copyright 2007 - 2024, Dogus Comunicação. Todos os direitos reservados.