Sábado, 20 de Abril de 2024

Super Dogus - Gratuito

Mais lidas da semana

21/7/2017 - Ribeirão Preto - SP

Bosque/Zoo intensifica Programa de Medicina Veterinária Preventiva




da assessoria de imprensa da Prefeitura de Ribeirão Preto

Secretaria Municipal do Meio Ambiente fecha parceria com duas empresas de medicamentos veterinários

Para garantir a saúde dos mais de 800 animais no Zoológico de Ribeirão Preto, a Secretaria Municipap de Meio Ambiente firmou parceria com duas empresas no ramo de medicamentos veterinários.

De acordo com Alexandre Gouvêa, chefe do Bosque/Zoo “Fábio Barreto”, a contribuição permitirá a ampliação do Programa de Medicina Veterinária Preventiva. Ele explica que oferecer alimento e abrigo não é suficiente. Apesar de os animais receberem uma alimentação balanceada, ficarem em recintos que proporcionam qualidade de vida e programas de enriquecimento ambiental, eles podem adoecer. “E quando os animais adoecem, o que acontece? E se pensarmos em uma forma de evitar isso, o que fazer? Poucos sabem que todas as Instituições que trabalham com animais selvagens possuem programas de Medicina Veterinária Preventiva, ações que visam a evitar e prevenir o aparecimento de doenças com o auxílio de exames físicos, laboratoriais e com o uso de medicamentos preventivos”, explica.

Ele conta que diariamente os animais do plantel passam por exames visuais, realizados pela equipe do Zoo, por meio da observação do comportamento nos recintos. “Exames físicos também são realizados de forma gradativa, onde podemos avaliar o estado geral do animal, visualizando o revestimento externo de cada espécie. Pele, penas, pelos, escamas, carapaça, observando quaisquer alterações em boca, dentes, bico, olhos e também efetuando a pesagem de cada exemplar a fim de controlar o ganho ou perda de peso”.

Eventualmente também são realizados exames laboratoriais principalmente de sangue e fezes, pode-se observar os níveis de células sanguíneas e parasitas intestinais evitando muitas vezes enfermidades graves.



Comunicar erro nesta notícia

Se você encontrou erro nesta notícia, por favor preencha os campos abaixo. O link da página será enviado automaticamente ao Mais Ribeirão Preto.


Enviar esta notícia por email



Dogus Comunicação

Sobre a Dogus Comunicação  |   Política de Privacidade  |   Receba Novidades  |   Acesse pelo Celular

Melhor Visualizado em 1200x900 - © Copyright 2007 - 2024, Dogus Comunicação. Todos os direitos reservados.