Quinta-Feira, 25 de Abril de 2024

Super Dogus - Gratuito

Mais lidas da semana

29/10/2014 - Ribeirão Preto - SP

Alunos de Engenharia ajudarão a avaliar pavimento de Ribeirão




da assessoria de imprensa da Prefeitura de Ribeirão Preto

Estudantes de Engenharia do Centro Universitário Moura Lacerda, Unip e Uniseb recebem, na tarde desta quarta-feira, dia 29, um treinamento para participarem de um estudo do pavimento de Ribeirão Preto, sob coordenação do professor José Leomar Fernandes Júnior, da USP de São Carlos. O treinamento, para mais de 80 alunos, será das 14h às 18h nos Estúdios Kaiser, na rua Mariana Junqueira, 33.

O trabalho de avaliação será feito com acompanhamento de técnicos da Secretaria Municipal de Infraestrutura, já que as faculdades assinaram um convênio por intermédio dos coordenadores dos respectivos cursos de Engenharia.

A coordenação será do professor José Leomar, especialista em pavimentação e que implantou, recentemente, o sistema de gerenciamento em Anápolis (GO) e Brasília (DF), também com a colaboração de universitários, além de trabalhos semelhantes em Porto Alegre (RS), São Carlos, Franca e Piracicaba.

Em uma apresentação do que pretende fazer em Ribeirão Preto, José Leomar explicou que será criado um Sistema de Gerenciamento da Pavimentação Urbana (SGPU) que contará também com a participação do Daerp, Coderp e Observatório Social de Ribeirão Preto (OSRP).

Segundo o professor, para a implantação do sistema em Ribeirão será necessária a adaptação de um software da Coderp, que passará a ser alimentado por informações registradas pelos estudantes, que percorrerão as ruas da cidade.

A primeira fase, que deve durar cerca de um ano, será a avaliação de todo o pavimento. Com os dados, será possível planejar ações (o que fazer) e definir prioridades (onde e quando fazer), de acordo com a disponibilidade financeira existente. Ele aponta que uma das ações mais importantes do trabalho é a avaliação dos pavimentos, seguida de um bom planejamento das atividades de manutenção (corretiva e preventiva) e de reabilitação (reforço e reconstrução). Um dos objetivos é ampliar as ações preventivas, única forma de não se ter, no futuro, mais panelas e buracos do que capacidade de remendá-los.

José Leomar explicou que o sistema de gerência de pavimentos consiste em um elenco de atividades coordenadas, relacionadas com planejamento, projeto, construção, manutenção, além de levar em conta a interação da pavimentação com os serviços de abastecimento de água, para que um não desfaça as ações do outro. “Também é preciso trabalho de pesquisa e documentação de experiências e avaliações para as indispensáveis correções periódicas”.

Em pavimento todos dão palpite, ignorando as complexas interações entre cargas atuantes, variações de temperatura e teor de umidade, propriedades dos materiais e desempenho, mas não o fazem, por exemplo, na construção de um edifício. E, por isso, a maioria dos pavimentos da cidade não tem uma avaliação contínua. Isso provoca uma perda econômica tão ou mais catastrófica que a queda de um edifício, mas não provoca essa percepção, pois os prejuízos são diluídos ao longo do tempo”, comentou o professor.

Quem é – O professor José Leomar Fernandes Júnior possui graduação em Engenharia Civil pela Escola de Engenharia de São Carlos, da Universidade de São Paulo (USP), mestrado em Engenharia de Transportes pela Universidade de São Paulo e doutorado em Engenharia de Transportes pela Escola de Engenharia de São Carlos da USP.

Foi professor visitante das Universidades do Texas em Austin, de Waterloo no Canadá, da Flórida em Gainesville, do Minho em Portugal (2005) e da Universidade Tecnológica de Viena, na Áustria. Há 26 anos atua no Departamento de Engenharia de Transportes da USP e coordenou a implantação do Sistema de Gerenciamento de Pavimentos em Brasília-DF e Anápolis (GO).



Comunicar erro nesta notícia

Se você encontrou erro nesta notícia, por favor preencha os campos abaixo. O link da página será enviado automaticamente ao Mais Ribeirão Preto.


Enviar esta notícia por email



Dogus Comunicação

Sobre a Dogus Comunicação  |   Política de Privacidade  |   Receba Novidades  |   Acesse pelo Celular

Melhor Visualizado em 1200x900 - © Copyright 2007 - 2024, Dogus Comunicação. Todos os direitos reservados.